Ao longo do ano de 2002, a Ecologia tem sido objeto de reflexão e aprendizagem para as 5as séries do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Durante as aulas de Ciências, temáticas ambientalistas diversas são abordadas através de atividades de pesquisa, debate e construção de conceitos, contribuindo para a formação dos alunos nessa área do conhecimento estabelecida como parte das Ciências Naturais em meados do século XIX.
Ao aproximar-se o dia 5 de junho, data em que a UNESCO comemora o Dia do Meio Ambiente, os alunos foram convidados para um trabalho que envolveu tanto as informações ecológicas que vêm manipulando quanto seus conhecimentos artísticos – e sensibilidade.
A chave para o mundo novo
Depois da leitura de uma imagem em que a terra era representada como uma pérola, as professoras Valéria e Zizi propuseram que os alunos colocassem visualmente para o outro suas construções imaginárias. O resultado foi uma bela mostra artística e científica.
O Dia do Meio Ambiente é comemorado desde 1973, por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU). A escolha da data deveu-se à realização, em 5 de junho de 1972, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo. Desde então, o dia faz parte do calendário de muitas instituições em pontos diversos do planeta. Como escola integrante da rede PEA-UNESCO, o Da Vinci realiza também eventos comemorativos, como pontos culminantes dos trabalhos discentes relacionados à Ecologia.
Globo terrestre preso por cadeado
Os alunos das 5as séries de 2002 retrataram, a partir de suas leituras das questões ambientais, seu modo de ver o mundo, os recursos naturais de que dispomos e as formas como nos inter-relacionamos com a natureza. E todas as reflexões a que essa atividade os levou certamente contribuirão para a educação de sua sensibilidade ambiental e responsabilidade cidadã, que conduzem a atitudes pessoais e sociais de respeito e cuidado para com a natureza.