Pela segunda vez em 2002, o Centro Educacional Leonardo da Vinci reúne alunos e professores para uma interação através dos esportes. No sábado, 25 de maio, os alunos distribuíram-se pelas quadras da escola para jogar vôlei, handebol, futebol, badminton e basquete – cada grupo procurando seus maiores interesses.
Jogo de Volei no sábado esportivo
Durante toda a escolaridade, os alunos do Da Vinci têm contato com diversas modalidades esportivas, através das quais desenvolvem as habilidades, a formação, as potencialidades e o aperfeiçoamento técnico em esportes consagrados como o futebol, o vôlei, o handebol, a natação e o basquete, além de terem oportunidade de aprender outros como a ginástica olímpica, o basebol e o badminton. O Da Vinci é uma das primeiras escolas do Brasil a incluir no currículo de Educação Física esse esporte praticado com peteca e raquetes, que passou a ser modalidade olímpica em Barcelona (1992). O badminton já se tornou o segundo esporte mais praticado no mundo, e tem feito parte do cotidiano dos alunos do Da Vinci que, através da precisão exigida pelo jogo, têm desenvolvido reflexo e agilidade, e aplicado tais habilidades em novas situações de aprendizagem.
O Projeto “Encontros no Esporte” também alcança total acolhida dos alunos. O primeiro desses momentos de confraternização, neste ano, aconteceu em fevereiro, quando os alunos novos ainda conheciam poucos colegas, e eram também pouco conhecidos e integrados aos grupos. Agora, os alunos novos já não são tão novos, todos se conhecem melhor – a iniciativa apresenta outra configuração.
Com a coordenação da equipe de Educação Física, e a participação de vários professores compondo as equipes com os alunos, o momento esportivo continua oferecendo a oportunidade para que se façam novos amigos, colegas se aproximem, convivências se enriqueçam.
Professores e alunos jogando badminton
“Foi um momento de lazer bem interessante”, diz a aluna Sílvia Maria, da 7a série A. “Pudemos misturar alunos de turmas diferentes para fazermos os times e também jogar badminton, que é um esporte bem elaborado”. Os jogos acontecem com menos competitividade do que em outros eventos esportivos: aqui a tônica é a integração.