Nas aulas do Ensino Fundamental I do Da Vinci, conteúdos de Português e Ciências se transversalizam. Levantamento de conhecimentos prévios, leituras, busca e seleção de informações, construção de conceitos... diversas atividades compõem o trabalho em sala de aula, nas aulas de Informática, nas idas à Biblioteca.
Após a conclusão de uma etapa de pesquisas, os alunos sistematizaram os conhecimentos adquiridos através da confecção de textos verbais e imagéticos com intenção de conscientizar a população dos perigos que o Aedes Aegypt pode representar. Brincando com os significados da palavra, os alunos propuseram uma cruzada contra a doença, que, nos últimos meses, atingiu níveis epidêmicos em diversas localidades do Brasil.
Prontos os panfletos, os alunos foram para a rua. Nas imediações da escola, conversaram com pessoas às quais entregaram os textos, explicando as condições de sua produção. No final do dia, foi a vez de "panfletar" a saída da escola, partilhando o trabalho com os familiares que, atentos, receberam as informações e "tiraram dúvidas" com os pequenos pesquisadores.
Para os alunos, foi mais que o cumprimento de uma tarefa escolar, tornando-se a oportunidade ver seu trabalho valorizado socialmente. Mas também de observar o quanto é difícil socializar um conhecimento: o despreparo da população exige um trabalho governamental amplo. Entregue o panfleto a alguém que não sabe ler, a tarefa deixa de ser escolar e identifica-se como sócio-cultural:a educação escolarizada, leitora, é uma condição e possibilidade de mudança do quadro social.