No primeiro semestre de 2002, Juliana e Paula, alunas da 7ª série do Da Vinci, sentiram-se despertadas para a necessidade de praticar algum tipo de solidariedade. Precisando de orientações, procuraram Maria Helena, diretora do Da Vinci, que levou-as a uma primeira visita à sede da Pestalozzi, em Nova Almeida.
Naquela instituição, que cuida de crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, tiveram conhecimento do trabalho desenvolvido e de todas as dificuldades enfrentadas para sua condução: falta de material, salários em atraso, instalações não adequadas, falta de equipamentos, mantimentos e material de uso com os alunos e até mesmo assaltos.
Os móveis e equipamentos que compõem as instalações foram, em grande parte, conseguidos através de doações. Há também as produções dos próprios estudantes, que confeccionam peças em materiais variados, com o auxílio das professoras. As peças são vendidas e a receita é revertida para a instituição.
objetos confeccionados pelos alunos da Pestalozzi
Instalados em uma residência cedida pelo proprietário até que a Sociedade possa dispor de sua sede, os educadores fazem o que lhes é possível para que os estudantes possam ter a vida mais feliz. Na residência convivem desde bebês até adultos. Mesmo diante das adversidades, o ambiente é positivo, alegre e de muita união.
alunos da Pestalozzi dançando
Nas palavras de Paula e Juliana:
"Muito mais que deficientes, são pessoas que, como nós, têm sentimentos, necessidades, vontade... Pessoas que têm uma vida que não é como a nossa - cheia de confortos e privilégios. Eles passam por muitas dificuldades. E, com certeza, a maior delas é o preconceito que, querendo ou não, precisam enfrentar."
Assim, as alunas decidiram tomar providências e realizarem algo em favor da entidade. Buscando colegas dispostos a se engajarem no projeto, conseguiram reunir um grupo de vinte pessoas. Elaboraram cartazes, coletaram doações, realizaram rifas...
Com o resultado de seu trabalho, adquiriram armário de aço, fichário para pastas suspensas e bebedouro refrigerado, atendendo a algumas necessidades da entidade. Então, no dia da entrega, um grupo de alunas acompanhadas pelo diretor administrativo do Da Vinci e pelo Sr. Aryson Berger, pai da aluna Juliana, foram levar os materiais até Nova Almeida.
preparando para a entrega
Na Pestalozzi, após a entrega, os estudantes demonstraram sua gratidão, através de canções de amizade.
Coral canta em agradecimento