Leonardo em Revista n° 7 - ano IV - agosto a dezembro de 2002: Avaliação institucional - Do estático ao cinético
Conteúdo:
Editorial - a avaliação das escolas ganhando espaço na mídia e em exames oficiais: prestação de contas à sociedade e impulso à qualidade do ensino
Entrevista - Léa Brígida Rocha de Alvarenga Rosa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, falou ao Da Vinci sobre a instituição e seus projetos. Envolvido com a preservação da memória do Espírito Santo e a formação para a cidadania, o Instituto busca um maior envolvimento com a sociedade capixaba.
Leila Rentroia Ianonne - Decifra-me ou te devoro: construindo uma abordagem técnica do processo de avaliação. Artigo sobre o movimento das escolas em direção à avaliação institucional e as dificuldades que se colocam para o avaliador e os educadores envolvidos. Leila, doutora em Educação:Currículo pela PUC-SP, é assessora do Da Vinci desde sua fundação.
Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton - Avaliação institucional de escolas: rompendo o silêncio. A diretora do Da Vinci escreve sobre iniciativas, mais ou menos bem sucedidas, que têm sido empreendidas por instituições públicas e privadas. Após reflexão teórica, analisa a escola de vários ângulos, apontando pontos fortes e a otimizar.
Paulo de Tarso Rezende Ayub - A sala de aula nas teias educativas. Artigo sobre a contextualização dos estudantes no Ensino Médio. Paulo relata oficinas realizadas em sala de aula, reafirmando seu compromisso com a socialização de práticas educativas. Em suas palavras: "Nenhuma fórmula mágica para mudas posturas, mas a oportunidade de refletir um pouco sobre aquilo que se é e se deseja vir a ser."
Lícia Maria Vieira Cabral Teixeira e Karine Pascoal Soares -O segmento do Infantil em revista. As coordenadoras da Educação Infantil do Da Vinci refletem sobre a pedagogia de projetos em atividade. O artigo conta com a participação de Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, que dá "Um primeiro passo na avaliação institucional do segmento."
Projeto Chapeuzinho Amarelo - Evando Viçosa Evangelista. Ilustrando a reflexão empreendida no artigo anterior, o professor do Infantil V/2001 relata experiência com a pedagogia de projetos. O texto é enriquecido com ilustrações e textos de alunos e ainda com pareceres de pais.
Zuleika Nasser Fonseca - Reduzir, reaproveitar, reciclar e repensar. A partir da relfexão sobre a Oficina 4R, oferecida a alunos e funcionários do Da Vinci, a professora Zizi tece considerações sobre a ampliação dos horizontes da escola quanto aos conteúdos que prioriza e sobre frentes de atuação imprescindíveis à educação ambiental.
Contribuições externas
José Renato Costa, pai do aluno Ricardo Azeredo Costa, enviou, por e-mail, considerações sobre a formação ética, enfatizando a necessidade de parceria entre escola e família.
Trabalho da professora Wilma Silva Almeida, baseado na obra de Shakespeare e desenvolvido com uma turma de 4ª série em escola municipal, é premiado no concurso "Incentivo à Educação Fundamental" (MEC/Fundação Bunge).
Resenhas, por Leila Rentroia Ianonne:
A arte em discussão - sobre o livro "Inquietações e mudanças no ensino da arte" (Cortez-2002), organizado por Ana Mae Barbosa em torno do pensamento sobre a educação artística no país.
Informática na Educação - sobre o livro de Raquel Carneiro, integrante da coleção "Questões da nossa época" (Cortez)
Gestão e educação - sobre o livro "O gestor educacional de uma escola em mudança" (Thompson/Pioneira, 2002)