Não se sabe quando, mas o fato é que em alguma fase da vida chega a hora de montar a própria casa. Os 2os anos do Ensino Médio do Da Vinci estão simulando esse momento. Em uma atividade interdisciplinar, os professores Luciano Couto (Matemática) e João Duarte (Física), propuseram aos alunos que antecipassem o planejamento da montagem de um apartamento, desde a contratação do aluguel até uma estimativa dos gastos mensais com a manutenção.
A tarefa foi dividida em seis etapas:
1ª etapa: selecionar um apartamento de dois quartos em algum bairro da Grande Vitória, via anúncio de jornal ou visita a uma imobiliária.
2ª etapa: descrever o apartamento, informando, entre outros, área útil, tipos de acabamento, vagas de garagem, infra-estrutura do prédio.
3ª etapa: informar renda a ser comprovada, custos, taxas, fiadores e outras necessidades para o contrato.
4ª etapa: descrever utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos necessários para alguém morar com o mínimo de conforto e indicar o desembolso referente à aquisição das necessidades levantadas. A limitação orçamentária foi de R$7000,00.
5ª etapa: calcular os gastos de energia elétrica.
6ª etapa: montar o orçamento mensal do possível morador desse imóvel.
Os alunos empenharam-se na simulação como se fosse um planejamento real, tendo contato com as dificuldades enfrentadas em cada etapa, aprendendo a estabelecer prioridades e a gerir escolhas em função da limitação orçamentária e das ofertas do mercado.