Alunos Da Vinci no III Mini-ONU
Nos dias 06, 07 e 08 de setembro, seis alunos do Da Vinci estiveram em Belo Horizonte. Paula, Luísa, Marcelo, Cristiano, Felipe e Marcus Vinícius foram os delegados da Jordânia no III Mini-ONU, Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas.
O evento, organizado pelo Curso de Relações Internacionais da PUC-MINAS, é uma simulação das atividades da ONU, em que estudantes de Ensino Médio representam diplomatas dos países membros. Tudo se passa como nas conferências oficiais, tendo os alunos que adotar as atitudes e seguir os protocolos das organizações internacionais. São reproduzidos os segmentos em que se organiza a ONU - Banco Mundial, Comissão sobre Direitos Humanos, Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional, Liga Árabe, Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Organização dos Estados Americanos (OEA) e Organização Mundial do Comércio (OMC), entre outros. Para cada comitê é designado um tópico de discussão; os temas são os mais diversos: de problemas culturais como a discriminação da mulher até econômicos como a questão das patentes, além de discussões sobre tecnologia, ética e situação particular de alguns países como Cuba e Afeganistão.
Durante três dias, jovens de todo o país reuniram-se em Belo Horizonte. Alunos do Curso de Relações Internacionais eram os diretores dos comitês, enquanto os jovens do Ensino Médio eram os delegados. Cada grupo de alunos representou um país, tendo ficado assegurada a presença dos 108 países membros da ONU.
Felipe, Marcus Vinícius, Cristiano e Marcelo
Os alunos do Da Vinci eram responsáveis pela defesa dos interesses da Jordânia. Para tanto, estudaram a história, a geografia e a economia, entre outros aspectos, daquele país. Além da orientação do professor Joelmo Jorge e de suas próprias pesquisas, os alunos contaram com o guia de estudos disponível na Internet -
www.mini-onu.pucminas.br - e entregue com antecedência a cada participante.
Participantes do Da Vinci no III Mini-ONU
Para a organização dessa oportunidade, o Da Vinci aprovou, financiou e procurou profissionais auxiliares no desenvolvimento do projeto: Victor Humberto (Diretor Administrativo), Maria Brunella (Assessora da Direção) e Joelmo (professor de Geografia), que acompanhou os estudantes a Belo Horizonte.
Luisa e Paula, alunas Da Vinci,
entrevistadas pela TV-PUC
Nas palavras de Marcelo e Cristiano:
Chegamos a Belo Horizonte com o único intuito de defender os interesses jordanianos no III Mini-ONU. No entanto, saímos de lá com muito mais do que esperávamos: uma rede de presentes na forma de novas experiências, vivências e amizades.
Momento de trabalho no III Mini-ONU
Coroando a participação da delegação no evento, Marcus Vinicius foi premiado com a “Menção Oral”. Para além de todas as aprendizagens de argumentação, oratória, negociação, definição de estratégias e tomadas de decisão que se fizeram possíveis para os participantes, fica a constatação: impossível não acreditar que eventos pautados em tal filosofia não possam contribuir efetivamente na (re)construção das sociedades.