Tudo começa nas aulas de Estudos Sociais. O exercício do auto-conhecimento e a construção da identidade a partir da própria história de vida, levam à percepção do eu e do outro, através do trabalho desenvolvido pelos professores Ana Maria, Tattyanne, Jocélia e Evando.
A primeira atividade é a exploração do nome. Por que meu nome foi escolhido? Esse nome tem uma história na vida de meus pais? Meu nome foi inventado? Qual é o seu significado? Pesquisas em sala e na Internet, além de entrevistas com familiares, respondem a essas perguntas. Em outro momento, o auto-retrato convive com a fantasia: os alunos desenham seu próprio rosto e a máscara do que eles queriam ser: super-herói, boneca, personagens...
A seguir, os seis ou sete anos de vida são ilustrados com as fotos, desde a gravidez. Nessa busca de recordações, objetos de infância, primeiro brinquedo, roupas e sapatinhos, pratinhos e talheres, diário de bebê são trazidos para a escola e transformam-se em exposição e ponto de partida para a construção de uma linha do tempo.
Depois do auto-conhecimento, o enfoque passa a ser “eu e o outro”. Assim, os alunos começam a pesquisar a família. Entrevistam pais e avós, constroem árvore genealógica e linha do tempo, solicitam e recebem mensagens dos familiares, ampliando a percepção temporal a partir de um resgate que tem muito de afetivo. Trazendo para a escola objetos pertencentes aos avós, comparam presente e passado, observando diferenças e semelhanças, permanências e mudanças. Com esses objetos – fotos, cartas, roupas – monta-se uma exposição para o dia do “Chá dos avós”.
O "Chá dos avós" de 2002, a exemplo dos anos anteriores, foi um momento de encontros especiais. Com dedicação, a Assessoria da Direção cuidou de todos os detalhes, desde as xícaras até as lembrancinhas, confeccionadas pelos funcionários da escola.
Os anfitriões receberam seus convidados com música. Acompanhados pelo professor Pedro de Alcântara, cantaram “Onde andará”, composição do próprio professor, muito querida das crianças do Infantil e do Fundamental I.
Onde andará perna-de-pau, bola de gude
Bilboquê, futebol de botão?
Carrinho de ferro, rolimã, bola de meia
Onde andará a imaginação?
(...)
Gira um pião e o mundo gira
A imaginação delira
Leve igual balão o mundo gira
Brincadeiras que eu sabia
O momento do chá reservava outras surpresas. Orientados pela professora Regina Sarkis (Comportamento Social), os alunos mostraram aos avós conhecimentos recentemente adquiridos: como segurar a xícara, como usar os talheres de chá e até como retirar da xícara, com elegância, o saquinho de chá.
Na exposição, os avós orgulham-se em explicar aos netos cada uma de suas recordações: novo e antigo em convivência mais que harmônica.