No dia 04/10, encerrou-se o Festival de Teatro dos 2os anos, versão 2002. “Os miseráveis” (2º C) e “Duas tribos” (2º I) foram os dois últimos espetáculos apresentados.
Os miseráveis – peça do 2º ano C
Adaptado da obra de Victor Hugo, o enredo do 2º C situou-se na Paris da primeira metade do século XIX. O ex-prisioneiro Jean Valjean, agora prefeito de uma pequena cidade, esconde de todos sua identidade, mas é reconhecido e perseguido pelo obcecado inspetor policial Javert. O drama romântico é tecido em torno dos movimentos da Revolução, envolvendo o romance de Cosette, filha adotiva de Valjean, e Marius, jovem revolucionário.
Segundo os próprios alunos, “Les Misérables, o romance de Victor Hugo, é um clássico que encanta todas as gerações com sua envolvente história de sofrimento e compaixão em meio às barricadas nas ruas de Paris de uma França revolucionária”.
Duas tribos - peça do 2º ano I
Recém chegada da Europa, para passar suas férias no Brasil, a jovem Júlia toma conhecimento dos eventos políticos em que o país se encontra mergulhado. Após perder seu grande amigo Beto, que é morto pela polícia quando liderava uma passeata, Júlia engaja-se em um movimento revolucionário.
Os conflitos familiares que daí advêm são inevitáveis, pois Cerqueira, o pai de Julia, é mais que simpatizante do movimento militar. E em uma de suas ações de torturador acaba assassinando a própria filha com uma injeção letal.
A montagem do 2º I foi impecável, tendo primado pela qualidade dos detalhes – do texto à sonoplastia, passando por uma surpreendente montagem que, ao final, exibiu o rosto dos jovens revolucionários envelhecidos de vinte anos.