Às vésperas da eleição realizada em 06/10, os alunos do Da Vinci participaram de um projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral junto a escolas: a simulação do processo de votação. A complexidade do momento real que um eleitor passa diante da urna foi adaptada aos diversos níveis de compreensão dos estudantes.
No Ensino Fundamental, o objetivo era o manuseio da urna eletrônica. Os “candidatos” eram escritores famosos, cujos nomes constavam de uma listagem disponível para consulta e escolha dos alunos, que foram orientados por funcionários do TRE. Já os alunos do Ensino Médio votaram nos candidatos reais a todos os cargos eletivos em questão, participando de uma pesquisa que o TRE está realizando sobre a confiabilidade do voto eletrônico. Depois de assistir a uma palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro, que, conforme explicou o representante do tribunal, é um dos mais avançados do mundo, cerca de duzentos estudantes votaram utilizando a tradicional cédula e a urna de lona. Os votos servirão como demonstrativos da pesquisa sobre apuração, que pretende medir a confiabilidade da eleição eletrônica em relação ao sistema antigo.
Os alunos ficaram encantados com a experiência, sentindo-se mais próximos do papel de eleitores, e mais conscientes da importância desse momento histórico que consolida a democracia no país.