Atividades organizadas em torno da literatura aconteceram, em setembro, com os alunos do Ensino Fundamental I. Para os alunos da 3ª série, foi a oportunidade de conhecer um escritor profissional. Eles receberam a visita de Gabriel Gonring, ex-aluno Da Vinci, que tem dois livros editados e atendeu à curiosidade dos alunos falando sobre a profissão de escritor e as etapas de elaboração de um livro – da idéia à comercialização.
Já os alunos das 4as séries do Ensino Fundamental do Da Vinci reuniram-se na Sala de Leitura Machado de Assis para mais uma atividade relacionada à sua primeira Viagem Acadêmica. Em novembro, as três turmas da 4ª série irão a Campos do Jordão, roteiro que inclui visita ao Sítio do Picapau Amarelo e ao Reino das Águas Claras.
A viagem tem uma forte ligação com a literatura e, durante todo o ano letivo, Monteiro Lobato e sua obra têm sido tema de pesquisas, leituras e dramatizações orientadas pelas professoras Lúcia Borel, Fernanda Appel e Edinalda Lima. Ajudando a preparação dos alunos para o aspecto literário da viagem, o professor Paulo de Tarso selecionou a obra “Minhas memórias de Lobato”, de Luciana Sandroni, que faz um diálogo interessante com “As memórias de Emília”, de Monteiro Lobato.
Foram sugeridas cenas para dramatização
Os alunos terão muitas opções de atuação para cobrir a diversidade do trabalho proposto. As turmas serão divididas em subgrupos que desempenharão todos os papéis necessários nas atividades de dramatização, pesquisa e registro.
Cada turma irá escolher duas cenas para dramatizar durante a viagem. Vários momentos interessantes, que podem gerar boas dramatizações sem necessidade de recursos ou figurinos complicados, foram selecionados; os alunos foram também estimulados a “vasculharem” a obra à procura de outras cenas que gostariam de dramatizar.
Alguns alunos estão lendo a obra de Sandroni
Além disso, os grupos escolherão uma obra de Lobato para “apadrinhar”, denominação que o professor dá a “desenvolver alguma dinâmica em torno da obra escolhida, para estimularem outros leitores a conhecê-la, quando retornarem da viagem.”
Haverá também os “mini- repórteres” em ação, subgrupo que elaborará um jornal mirim sobre a viagem acadêmica, em especial o Reino das Águas Claras e o Sítio do Picapau Amarelo. Outro subgrupo estará responsável pela criação de escritos literários intertextualizados à vida e obra de Lobato. Por último, o subgrupo observará os cenários visitados e fará observações detalhadas para, posteriormente, elaborar uma interferência na realidade a partir do envio de críticas favoráveis e desfavoráveis aos mantenedores dos espaços turísticos visitados.
O momento na sala de leitura foi interativo e motivador, despertando o interesse dos alunos para cada uma das atividades propostas. Após o encontro com o professor Paulo de Tarso, os alunos começaram a se reunir em pequenos grupos para organizar suas produções.