A comemoração da Semana da Criança para os alunos de Ensino Fundamental I, que começou com os Jogos da Primavera, incluiu uma peça de teatro realizada pelos professores.
No dia 10/10 aconteceu, antecipadamente, a comemoração da Semana da Criança para as classes de 1ª a 4ª séries. Depois do lanche especial, os alunos receberam as lembranças oferecidas pela escola. A seguir, foram ao anfiteatro onde tiveram uma grande surpresa: ver os próprios professores atuando.
No Ensino Fundamental I, o ano de 2002 tem sido de grande envolvimento com as danças, lendas e personagens folclóricos, em função do projeto que encarregou cada série da pesquisa sobre a cultura de uma área do Brasil. Aproveitando o interesse dos alunos pelo tema, e com o objetivo de homenageá-los pelo Dia da Criança, a equipe de professores de 1ª a 4ª séries criou um enredo em que vários personagens folclóricos encontraram-se em uma mesma história.
Tudo começou quanto um bandeirante, que viajava pelo sertão paulista, caiu numa armadilha do Saci-Pererê. Mas... um saci com as duas pernas. Esse saci era levado como todos os outros e, em meio a muitas travessuras, encontra-se com o Uirapuru, o Negrinho do Pastoreio e o Curupira, é assombrado pela Mulher de Algodão, assiste ao dilema de um índio que tenta escolher uma noiva e fica sabendo que vai haver uma festa no céu... Seguindo a mesma estratégia utilizada pelo Sapo na lenda verdadeira, o Saci e seus amigos – o Sapo e o Negrinho do Pastoreio – escondem-se na viola do urubu para conseguirem chegar à festa.
Uirapuru, Negrinho, Saci e Curupira
Quando, na hora de voltar para casa, o Urubu descobre tudo, despeja os três intrusos de sua viola. O Sapo é salvo pelo Uirapuru e Nossa Senhora aparece para socorrer o negrinho. Mas o Saci leva um tombo muito feio – e assim fica explicado porque hoje em dia ele tem uma perna só.
As crianças adoraram a surpresa e, à saída do teatro, ficavam tentando adivinhar “quem eram quem”, ou seja, qual professor estava representando cada personagem, além de fazerem comparações entre as lendas conhecidas e os “acontecimentos” da versão criada pelos professores.
Veja abaixo mais fotos do teatro (clique na imagem para vê-la ampliada)