Residência Lambert em 2002
O Conselho Estadual de Cultura aprovou os projetos de restauração da residência e da capela da família Lambert, trabalho conduzido pelo Da Vinci com apoio da
UNIVIX e da arquiteta Aline Miceli.
Veja mais sobre o assunto em:
Entrega dos projetos ao CEC
O empreendedorismo no voluntariado
Da Vinci e os projetos para a UNESCO em 2001
Em mais uma de suas iniciativas de caráter sociocultural, o CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, com a participação de alunos voluntários das 1as séries do Ensino Médio de 2001, lançou-se na luta pela preservação da residência e da capela da família Lambert, em Santa Teresa (ES), marcos da colonização italiana no Brasil.
Residência Lambert, possivelmente em 1875
Construída em 1875, a residência com estrutura de madeira e paredes de pau-a-pique ou estuque, vem resistindo ao longo desses 127 anos, mas, chegou ao ponto de estar considerada pelo Conselho Estadual de Cultura como “prestes a ruir”, após visita técnica da Câmara de Patrimônio Histórico e Cultura, a pedido do Da Vinci.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1889, apresenta infiltrações nas paredes, porta e altar atacadas por cupins, estando apodrecidos a madeira e zinco do telhado.
Capela de N. S. da Conceição
Patrimônio Cultural Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (nível estado do Espírito Santo), o conjunto só pode receber qualquer interferência após aprovação de projetos específicos pelo órgão.
Planta elaborada pelos alunos da UNIVIX
Para a elaboração do projeto de restauração da residência, foi convidada a UNIVIX que, com seus alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, providenciou o estudo após diversas viagens ao local e trabalho na própria Escola, resultando em volume com todo o descritivo e diversas plantas onde se encontram informações sobre o sistema construtivo, estado de conservação e diagnóstico, levantamento arquitetônico e a proposta de intervenção.
A equipe técnica da UNIVIX que voluntariamente realizou o projeto foi:
Coordenação: Professora Maria Izabel Perini Muniz
Orientação: Professoras Maria Cristina Coelho Duarte e Fabíola Lyra
Iniciação Científica: alunos Maria Augusta Deprá Bittencourt e Rodrigo Martinelli Ribeiro Neves
Planta elaborada pela arquiteta Aline Miceli
O projeto de restauração da capela foi elaborado, também voluntariamente, pela arquiteta Aline Miceli. Após diversas viagens, medidas e prospecções, a profissional elaborou um volume contendo levantamento fotográfico e arquitetônico, o memorial descritivo e a proposta de restauração.
Com “bisturis” odontológicos e muita delicadeza, a arquiteta encontrou vestígios de listras que adornavam as paredes internas da capela e, com sua orientação, a equipe do Da Vinci, teve acesso às inscrições da parede frontal realizadas em épocas anteriores, escondidas sob as diversas camadas de tinta.
Apresentados ao Conselho Estadual de Cultura para aprovação, recebemos em 28/08/02 a correspondência OF. Nº 0017/2002-CEC/SECES comunicando que “após parecer da Câmara de Patrimônio Histórico e Cultural, e análise do mesmo pelo plenário do Conselho Estadual de Cultura, foi aprovado por unanimidade o projeto de restauração da Capela e da Casa da Família Lambert, em Santa Teresa.”
Por mais esse passo, o Da Vinci parabeniza e agradece a todos os que participaram do projeto, enaltecendo a percepção em torno da necessidade de preservação de nossa memória cultural.
Mas o desafio está apenas começando, pois a grande dificuldade está na obtenção de recursos e parceiros para viabilizar a realização das obras.