Durante as aulas de Física, os 2os anos do Ensino Médio do Da Vinci fizeram atividades práticas com a eletricidade. A matéria é Eletricidade – mais especificamente os conceitos da Eletrodinâmica. Na teoria, os alunos analisam os circuitos em série, em paralelo e misto. Na prática, aprendem a fazê-los funcionar.
Circuito montado e testado
Cada classe trabalha em grupos responsáveis pela montagem de diferentes circuitos. Começa aí a delegação de tarefas, já em si uma aprendizagem. Em seguida vem a vivência de uma realidade: com base nas especificações dadas pelo professor, os alunos vão ao comércio local realizar a compra do material e descobrem o quanto a falta de informação específica pode ser prejudicial ao consumidor: um dos lojistas visitados pelos estudantes tentou “empurrar” um material diferente daquele que o professor havia pedido – mais caro e que não atenderia às necessidades do trabalho.
Depois de organizado o material, começa a montagem dos circuitos, cujos modelos – com interruptores de uma ou mais teclas comandando uma ou mais lâmpadas – foram anteriormente esboçados em desenho. Normas de segurança, regras básicas na utilização correta de ferramentas, inclusive de chave-teste, detalhes de cada jeito de descascar e cortar os fios, tudo é observado e incluído nas orientações dadas aos estudantes. Como a atividade transcorre toda em sala de aula, os alunos são estimulados a encontrar soluções para algumas dificuldades operacionais comuns no dia-a-dia de um eletricista.
Montando o circuito elétrico
Durante o trabalho, tanto os alunos quanto as alunas percebem mais desenvolvidas suas habilidades para os trabalhos com o material elétrico. Alguns chegam a fazer pequenos serviços em casa. Segundo o professor João Duarte, o objetivo é que o aluno consiga trabalhar melhor com a eletricidade, que, embora tendo aplicação prática muito comum no cotidiano, é muitas vezes pouco relacionada ao conhecimento científico.