Palestra sobre Línguas e cultura
O Projeto Línguas e Culturas, coordenado por Maria Brunella Biasutti Pignaton, consiste em uma série de palestras para alunos de 3ª e 4ª séries. O trabalho propicia o contato dos alunos com características culturais de alguns países, selecionados dentre os falantes de línguas – inglês, espanhol, francês e italiano – que estão estudando ou irão estudar em breve.
Na palestra sobre a língua espanhola, ressaltou-se a importância mundial do idioma – o espanhol tem cerca de 325 milhões de falantes nativos, além de ser utilizado como segunda língua por milhões de pessoas em todo o mundo. Dentre os países onde se fala o espanhol, a Espanha foi escolhida como foco da palestra. Depois de situar geográfica e politicamente o país, a palestrante falou os hábitos cotidianos da população, como alimentação e festas típicas. As crianças interessaram-se pelos nomes das comidas como “tortilla de patatas”, “gazpacho” e “paella”.
Algumas das principais cidades da Espanha e seus lugares famosos foram comentados: a capital Madrid; Sevilha, Córdoba e Granada como representantes da Andaluzia; a Catalunha, destacando-se Barcelona; e a Galícia. A seguir, algumas das imagens cujas características e curiosidades compuseram o roteiro da palestra:
Madri
Plaza de Toros de Las Ventas
Sevilha
Plaza de Toros de la Maestranza
Córdoba
Alhambra
A riqueza da arte espanhola esteve representada por nomes como Goya, Velásquez, Gaudí, Salvador Dalí – projetadas em telão, fotografias das obras mais representativas puderam ser admiradas. Don Quijote foi comentado, trazendo a importância de Cervantes para a literatura mundial. Além disso, a palestrante explicou como se realizam as famosas festas populares espanholas como as touradas e a “la tomatina”.
Despertando para a sonoridade da língua, foram mostradas perguntas e respostas cotidianas como cumprimentos e pedidos de licença e desculpas, além de canções que os alunos cantaram acompanhando a letra escrita. Atentas, as crianças acompanharam o passeio pelo mundo espanhol. Segundo Maria Brunella, são “aulas de cultura com algumas características das línguas”.