Durante dois dias do mês de novembro, os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio realizaram a Mostra Científica/2002. A exposição foi preparada durante as aulas de Física do 3º período.
Labirinto Luminoso: circuito elétrico que fecha o contato quando a bola metálica encosta no fio
No início do processo de preparação, o professor João Duarte explicitou os procedimentos, deixando essa explicação disponível para os alunos, na forma de power point, no site da escola; além disso, indicou a bibliografia (disponível na biblioteca da escola e em sites da Internet) contendo os experimentos com a relação de material e informações sobre como fazer, o que deve ser evitado e os conteúdos acadêmicos envolvidos (Mecânica, para o 1° ano e Calor, Eletricidade, Ótica e Ondas, para o 2º ano).
Carrinho: princípio básico ação / reação
Carrinho: trabalho com as leis de Newton
A partir de então, cada grupo escolheu um trabalho para desenvolver; o professor coordenou as opções, evitando que houvesse trabalhos repetidos e trabalhos que colocassem em risco a integridade física dos alunos. Prontos, o trabalhos foram mostrados para os colegas da mesma sala, e, através de votação em sala de aula foram escolhidos aqueles que fariam parte da Mostra Científica. No total, foram expostos 12 trabalhos de cada série. Para a montagem da exposição, pontua o professor João, foi fundamental o apoio da Assessoria da Direção e da Equipe de Educação Física.
Foguete: trabalho com as leis de Newton
O público inclui alunos de 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além dos próprios expositores, que visitaram o trabalho dos colegas. Vários professores também prestigiaram. O interessante é que, na hora de explicar o seu trabalho, os alunos utilizavam termos que os mais novos não entendiam – às vezes o aluno expositor teve que apelar para o senso comum para explicar para os menores, o que contribuiu para despertar o interesse pela produção cientifica.
Acelerador linear magnético
Acelerador linear magnético: utiliza magnetismo para aumentar a energia cinética
Outro objetivo da realização de uma mostra como essa é fazer uma verificação de conteúdo atitudinal. No momento da exposição, o aluno deve estar disposto a satisfazer os anseios de quem está assistindo e perguntando.
Mais que um trabalho escolar, é momento de interagir com outros sujeitos através do conhecimento.
Para o professor João Duarte, a grande importância da Mostra é propiciar ao aluno uma estratégia lúdica para aprender Física, que o leva a não esquecer os conteúdos, porque foram fixados pelo fazer.
Mais fotos:
Figuras que criam ilusões de ótica
Teste de amaciantes: verifica a qualidade dos amaciantes através do coeficiente de atrito
Talha exponencial: artefato utilizado para facilitar o levantamento de cargas
Looping: aplicação de força centrípeta e conservação de energia