Tudo começou por iniciativa de alguns alunos da classe, que queriam encerrar o ano com uma peça sobre o Natal. Assim, o 1º I-1, com o apoio da professora Dodora Freire (Produção de Texto), escreveu, ensaiou e levou ao palco do anfiteatro da escola, no dia 24/11, o auto “24 de dezembro... O que será que mudou desde 1990?”.
A história começa no dia 23 de dezembro, narrando os problemas de convivência enfrentados por uma família – pai (Álvaro), mãe (Regina) e dois filhos adolescentes (Leonardo e Aline). A progressão do enredo conta com uma simbologia em torno do calendário: os personagens iam tirando as folhinhas de cada um dos “longos” dias que antecederam o desfecho, que acontece na noite de Natal.
Durante a ante-véspera do Natal, pessoas começam a telefonar desmarcando compromissos. O namorado de Aline avisa que vai passar o Natal com a família. A amiga de Regina terá um jantar. Álvaro também recebe o aviso do cancelamento de uma reunião no trabalho. Os motivos que cada um havia encontrado para não estar com a família deixam de existir. Começa então uma longa discussão, em que todos ficam procurando culpados pelo afastamento, que, ao longo dos anos, havia se instalado em sua vida familiar. Aline dirige-se a Álvaro (ela nunca o chama de pai) e diz que ele nunca tem tempo para estar em casa. Leonardo diz à mãe que ela sempre dá atenção a seus compromissos sociais, mas nunca aos filhos. Os pais também encontram motivos para culpar os filhos por sua ausência. O desentendimento era interminável.
24 de dezembro. O correio traz um presente para a família. Na sala, todos se reúnem em torno do embrulho, enviado pela avó. A caixa contém apenas uma fotografia, datada de 24 de dezembro de 1990. Mas as lembranças provocadas em todos eles são suficientes para sensibilizá-los. Assim, decidem retomar o espírito de Natal e reavivar seus laços familiares.
Aline convida o irmão e os pais para montarem a árvore de Natal, chamando Álvaro de pai, pela primeira vez em muitos anos.
Elenco:
Marcos Pinto – Álvaro (pai)
Gabriela Chieppe – Regina (mãe)
Pedro Lima – Leonardo (filho)
Paula Perim – Aline (filha)
Roteiro:
Isis Saiter
Marcos Pinto
Paula Perim
Vitor Gomes