“Gostar de organizar-se a seu modo é bom, mas a profissão de docente consiste cada vez menos em estar presente na escola somente quando os alunos estão. Momentos de fazer acordos, de encontros com os pais e de formação contínua também fazem parte do trabalho”.- P. Perrenoud.
No dia 29 de janeiro, os educadores do Da Vinci retornaram à escola, para o início das atividades de 2003. Logo na chegada, a alegria dos colegas pelo reencontro era visível. E mesmo sendo final de janeiro, era propício desejar um “feliz ano novo”.
Profissionais se reencontram para mais um ano
Em seguida, todos se reuniram para o já tradicional café da manhã, forma afetuosa de a escola receber os professores ao início de cada ano. Com uma organização impecável, fruto do trabalho das equipes de Alimentação e Assessoria, o café colonial foi servido no refeitório e tornou ainda mais prazeroso o retorno à escola para mais um ano de muito trabalho. Os professores receberam suas pastas, com toda a programação dos encontros de início de ano, além dos textos subsidiários à reflexão em torno das temáticas previstas.
Professores no café da manhã
O segundo momento da manhã foi realizado no auditório, sob a condução dos diretores, Maria Helena e José Antonio Pignaton. Aqueles que estão chegando agora, para juntar-se à equipe Da Vinci, se apresentaram... sabemos que o conhecimento virá apenas pela convivência.
Novos colegas se apresentam
Pignaton ressaltou que a quantidade de profissionais que estão chegando à escola supera a dos que saíram. Sendo que o número de alunos permanece o mesmo – o que faz parte da filosofia da escola desde sua fundação – o aumento do quadro de professores, coordenadores e agentes educativos significa uma reorganização de funções na busca de uma sempre crescente qualidade de trabalho. Dessa visão, que procura sempre se antecipar às necessidades para a concretização dos ideais educativos do Da Vinci, fazem parte as constantes melhorias que, todos os anos, a escola realiza em sua estrutura física. O diretor falou também sobre os excelentes resultados que os alunos Da Vinci estão alcançando nos vestibulares para universidades em todo o Brasil.
Pignaton e Maria Helena falam aos professores
Já há algum tempo, o Da Vinci vem re-significando os dias de trabalho docente que antecedem a chegada dos alunos. Talvez por isso, inclusive, estejamos deixando de falar em “semana de planejamento”, terminologia tradicional, para pensarmos em “encontros de início de ano”. Afinal, o planejamento é uma atividade constante durante o ano, realizada em diversos níveis da organização escolar, na medida em que professor, coordenação e direção estão atentos a todo o percurso. Além disso, tanto no decorrer quanto ao final de cada ano letivo, os professores já apresentam seus projetos pedagógico-educacionais para o ano seguinte, em diálogo permanente com as demais instâncias.
Equipe Da Vinci no auditório
Todo esse movimento – docente, administrativo e dos mantenedores – caracteriza um tipo de planejamento escolar que não poderia se resumir a uma semana anterior ao início das aulas.