Edição especial do Informe Da Vinci
As viagens acadêmicas, no Da Vinci, não se esgotam em si mesmas, gerando produções culturais subseqüentes, que revelam o nível de envolvimento dos alunos-viajantes, a partir da conciliação das habilidades de leitura, expressão, crítica e interferência na realidade. O diário de bordo tem sido o "carro-chefe" na socialização dessas vivências, mas outros produtos são oferecidos à comunidade escolar a fim de demonstrar a continuidade de projetos concebidos com intenção e propósitos bem definidos: cartas-denúncia; exposições de artes; movimentos de preservação da memória cultural, concepção de panfletos e textos de opinião, etc.
No início do ano letivo de 2003, a escola entregou aos alunos de 4as e 5as séries os frutos de dois projetos levados a efeito após a viagem acadêmica a Campos do Jordão/Taubaté, em sua 6ª versão (2002). O primeiro consiste num informe Da Vinci em edição especial, com detalhamento das vivências em campo, contemplando textos de variados gêneros, com ênfase para charges, resenhas e pontos de vista; o segundo num "livreto" de histórias literárias, em que os alunos revelam e transcendem o visto/sentido nos ambientes visitados. A escola teve o cuidado de preservar as especificidades da faixa etária no que diz respeito ao uso da linguagem, percepção da realidade e senso de imaginação.
Para os alunos de 5as séries, as publicações são um brinde à sua atuação como pesquisadores/mini-repórteres em ação no contexto da viagem, quando cursavam a 4ª série; para os alunos das 4 as, em 2003, um motivador ao engajamento no projeto da viagem, que adentra em seu sétimo ano de existência/aprimoramento; para os pais, uma oportunidade de conhecer de perto o espírito das viagens acadêmicas do Da Vinci, em suas manifestações concretas. Nos dizeres de Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, Diretora Pedagógica da instituição, uma "prestação de contas, no sentido mais parceiro que a expressão pode assumir".
Aos alunos-viajantes que se transferiram para outras instituições, na passagem do Fundamental I para o Fundamental II, o Da Vinci teve o cuidado de enviar, via correio, exemplares das duas publicações, para que os "agora ex-alunos" as possam incorporar ao seu acervo de produções acadêmico-culturais e socializá-las com seus pares, dando-lhes a significação que merecem.
A escola também está se valendo desses materiais para estabelecer interlocução com pais de outros grupos-classe em torno do potencial de elaboração dos alunos em qualquer faixa etária, quando se criam ambientes propícios para tal e oportunidades de trabalho coletivo, sob mediação dos professores.
Pesquisadores/escritores em ação
A proposta da viagem acadêmica para Campos do Jordão/Taubaté, em sua versão 2003, já foi lançada oficialmente perante os alunos de 4ªs séries , tendo sido ministrada uma palestra pelo professor Rogério da Cunha Abaurre Filho, coordenador da High School do Da Vinci e pesquisador da vida e obra de Monteiro Lobato, acerca do espírito inquieto do "Pai da Literatura Infantil" e das tantas facetas de sua conturbada vida profissional/acadêmica/literária. Os alunos não se limitaram a receber informações, interagindo na leitura e interpretação de fragmentos da obra "lobatiana".
Alunos interagem durante a palestra
Palestra sobre Monteiro Lobato
Durante o ano letivo, outros momentos culturais serão propiciados para instigar o interesse nos alunos e levá-los a internalizar o desejo de aderirem ao projeto, tornando-se, mais que alunos-viajantes, pesquisadores/escritores em ação, aptos a interferir na realidade, quando não a recriá-la.