No Da Vinci, as equipes de apoio – limpeza, manutenção, assessoria, alimentação –, que atuam fora do “pedagógico”, participam ativamente de toda a vida escolar. O chamado “Setor de Limpeza” já estendeu sua atuação para muito além do que poderia sugerir o nome. Hoje, suas atividades não se resumem à limpeza da escola: a equipe prepara eventos, confecciona arranjos e objetos de decoração, faz a manutenção dos jardins, cuida dos quadros nas paredes dos corredores, alimenta os peixes, tartarugas e animais do viveiro, e até mesmo realiza palestras para os alunos relatando suas atribuições experiências no dia-a-dia de trabalho:
Agentes educativos participam da formação dos alunos.
Os integrantes dessas equipes estão em constante crescimento pessoal-profissional, em um movimento de empenho individual que vem sendo estimulado e amparado pela instituição. Nesse espírito, o Programa de Formação ofereceu a esses funcionários, durante o ano de 2002, aulas de Inglês, Português, Informática, Música, Reaproveitamento de Materiais, entre outras:
Funcionários aprendem a reciclar.
Incentivados pela escola, os funcionários interessados se empenham na aquisição de conhecimentos, no seu desenvolvimento pessoal, encontrando apoio para mostrarem e desenvolverem suas habilidades.
A seguir, um texto de
Marcelo Farias Barbosa, responsável pelo Setor de Limpeza do Da Vinci, sobre momentos do Programa de Formação.
Delícia de aula
Foi com muita água na boca que os funcionários do Da Vinci, alunos do curso de inglês do projeto “Formação Interna de Funcionários” participaram da aula prática sobre alimentos, conduzida por Brunella, Diretora de Marketing da Escola, no segundo semestre de 2002. A aula aconteceu na Cozinha Experimental do Da Vinci.
Com muitas frutas, biscoitos e bastante animação, os funcionários aprenderam preparar um chocolate fondue, degustado após a instrução. “Foi maravilhosa! Das aulas de inglês que já assisti foi a que mais assimilei. Isso me dá um grande prazer em participar”, conta Rosana, Assessora do Da Vinci, aluna e incentivadora do projeto.
O assunto abordado objetivou o aprendizado da língua, em situação não virtual. com expressões de uso cotidiano, associando à leitura e à pronúncia, o contato com os alimentos e objetos de cozinha. Frases como “we will wash the fruit, turn on the fire, we will melt the chocolate”, largamente empregadas nessa aula, provavelmente levariam alguns dias para serem assimiladas. Porém, com o método áudio-tátil-visual, em apenas uma aula foi absorvida uma gama de informações e idéias diferentes.
Nesse dia contou-se com a presença maciça dos alunos. Cada um contribuindo com um pouco da sua experiência culinária (alguns com muitíssimo pouco!), ora lavando as frutas, ora descascando e cortando.
Brunella, a instrutora, e Ronaldo.
O projeto Formação Interna de Funcionários foi criado pelo Da Vinci para o aperfeiçoamento dos seus integrantes, em suas diversas áreas de atuação, dentro e fora da Escola. Além do curso de Inglês aconteceram outros seis cursos: Matemática, Português, Música, Treinamento Físico com defesa pessoal, Higiene e Nutrição e Informática.