Capa do 8º número de Leonardo em Revista
Em fevereiro, foi lançado o 8º número de “Leonardo em Revista”, a publicação pedagógica semestral do DA Vinci. Nessa última edição, a equipe Da Vinci, mais uma vez, mergulha em suas concepções educativas e se abre à exposição de sua singularidade. Nas palavras do editorial: “é bom observar que esse movimento – olhar para dentro de si mesmo para se oferecer ao outro – constitui uma tendência das escolas da Modernidade, que já perceberam que competir não passa por se enclausurar.”
“Leonardo em Revista”, ano V, número 8, ofereceu a seus leitores as seguintes matérias e artigos:
Entrevista: Alunos Da Vinci congressistas da 3ª Mini-ONU
Felipe Ramos Bernardo, Luísa Cortat Simonetti Gonçalves, Marcos Vinícius Pinto, Paula Campos Perim, Cristiano Torres Vallory e Marcelo Petrochi Corassa, alunos do Da Vinci que estiveram na 3a Mini-ONU em 2002, falam de sua participação, destacando aspectos significativos da experiência. Nas palavras de Marcelo: “Em resumo, aprendemos que (...) as divergências mundiais podem ser resolvidas com palavras e um aperto de mão; não com bombas e fuzis.”
O marketing como prática no contexto escolar
Victor Affonso Biasutti Pignaton, Diretor Financeiro do Da Vinci, expõe reflexões sobre o marketing praticado na instituição. Em artigo permeado pela transparência que vem caracterizando o fazer empresarial e pedagógico do Da Vinci, Victor Affonso disponibiliza uma pesquisa por ele realizada junto aos pais de alunos, faz uma retrospectiva das ações da escola sob a perspectiva do marketing, e expõe suas reflexões sobre as ações que, sob tal perspectiva, interessam à empresa Da Vinci.
Educação alimentar
Artigo de autoria da economista doméstica Cleide Alves Pena sistematiza alguns aspectos filosóficos que regem o trabalho do Setor de Alimentação do Da Vinci, disponibilizando, inclusive, dados estatísticos que refletem mudanças de hábitos alimentares em função de projetos de reeducação alimentar realizados na escola.
Viagens acadêmicas: um percurso em construção <>/n
Victor Humberto Salviato Biasutti (Diretor Administrativo) e Paulo de Tarso Rezende Ayub (professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio) refazem todo o percurso das Viagens Acadêmicas Da Vinci, sistematizando dados e reflexões sobre aspectos diversos dessa atividade. Desde a concepção e definição dos roteiros até os detalhes de intensa preparação de cada uma viagem, os autores traçam um mapeamento do “percurso em construção” desses percursos acadêmicos bastante valorizados pela instituição.
A High School e a habilidade de expressão
Coordenador da High School desde sua implementação no Da Vinci, Rogério da Cunha Abaurre Filho, relata a experiência da parceria Da Vinci / TTU (Texas Tech University), desde as concepções até aspectos metodológicos do desenvolvimento lingüístico dos alunos nas modalidades oral e escrita do idioma inglês.
Sobre a avaliação da aprendizagem
André Santos Neves, que atua como professor de Biologia no Ensino Médio do Da Vinci discute a avaliação escolar. O autor coteja sistemas avaliativos quantitativos e qualitativos e relata um projeto realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, intitulado “Biotecnologia no novo milênio”, em que a preocupação avaliativa contemplou mais o processo que o produto.
Tudo contrasta; tudo se compatibiliza
A Diretora Geral do Da Vinci, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, resgata a amplitude da diversidade presente no currículo de uma escola voltada para a formação integral. A partir da observação crítica do cenário em que transcorrem as atividades escolares, a autora pontua aspectos do currículo de perspectiva cultural que, embora aparentem contrastes, compatibilizam-se no desenvolvimento plural do ser humano.
Atitude impensada
Idelze Maria Vieira Pinto, professora de Literatura no Ensino Médio do Da Vinci, apresenta reflexões sobre a seleção das obras literárias que compõem o currículo das escolas de nível médio e o programa dos vestibulares. Pontuando a necessidade de se valorizar o tanto o universal quanto o local, a autora enumera algumas iniciativas do Da Vinci no sentido de tornar algumas das obras da literatura capixaba conhecidas e admiradas pelo público jovem.
Contribuição externa
Victor Biasutti, professor e escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, apresenta uma releitura do clássico Canaã, num texto que, a um só tempo, resenha, revive e recria a obra de Graça Aranha.
Resenhas
A professora Dra. Leila Rentroia Iannone, assessora pedagógica do Da Vinci, resenha, nessa edição de Leonardo em Revista, as seguintes obras:
- A construção de escolas democráticas, de Ulisses F. Araújo, publicação da Ed. Moderna, na coleção “Educação em Pauta”.
- Aprendizes e mestres, de Juan Ignacio Pozo, da Artmed.
- Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito, organizado pro Selma Garrido Pimenta e Evandro Ghedin, publicado pela Cortez.