Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Leonardo em Revista nº 8: Currículo de perspectiva cultural
19/03/2003 · por Ana Cláudia Nahas

Capa do 8º número de Leonardo em Revista
Capa do 8º número de Leonardo em Revista
Em fevereiro, foi lançado o 8º número de “Leonardo em Revista”, a publicação pedagógica semestral do DA Vinci. Nessa última edição, a equipe Da Vinci, mais uma vez, mergulha em suas concepções educativas e se abre à exposição de sua singularidade. Nas palavras do editorial: “é bom observar que esse movimento – olhar para dentro de si mesmo para se oferecer ao outro – constitui uma tendência das escolas da Modernidade, que já perceberam que competir não passa por se enclausurar.”

“Leonardo em Revista”, ano V, número 8, ofereceu a seus leitores as seguintes matérias e artigos:

Entrevista: Alunos Da Vinci congressistas da 3ª Mini-ONU

Felipe Ramos Bernardo, Luísa Cortat Simonetti Gonçalves, Marcos Vinícius Pinto, Paula Campos Perim, Cristiano Torres Vallory e Marcelo Petrochi Corassa, alunos do Da Vinci que estiveram na 3a Mini-ONU em 2002, falam de sua participação, destacando aspectos significativos da experiência. Nas palavras de Marcelo: “Em resumo, aprendemos que (...) as divergências mundiais podem ser resolvidas com palavras e um aperto de mão; não com bombas e fuzis.”

O marketing como prática no contexto escolar

Victor Affonso Biasutti Pignaton, Diretor Financeiro do Da Vinci, expõe reflexões sobre o marketing praticado na instituição. Em artigo permeado pela transparência que vem caracterizando o fazer empresarial e pedagógico do Da Vinci, Victor Affonso disponibiliza uma pesquisa por ele realizada junto aos pais de alunos, faz uma retrospectiva das ações da escola sob a perspectiva do marketing, e expõe suas reflexões sobre as ações que, sob tal perspectiva, interessam à empresa Da Vinci.

Educação alimentar

Artigo de autoria da economista doméstica Cleide Alves Pena sistematiza alguns aspectos filosóficos que regem o trabalho do Setor de Alimentação do Da Vinci, disponibilizando, inclusive, dados estatísticos que refletem mudanças de hábitos alimentares em função de projetos de reeducação alimentar realizados na escola.

Viagens acadêmicas: um percurso em construção <>/n

Victor Humberto Salviato Biasutti (Diretor Administrativo) e Paulo de Tarso Rezende Ayub (professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio) refazem todo o percurso das Viagens Acadêmicas Da Vinci, sistematizando dados e reflexões sobre aspectos diversos dessa atividade. Desde a concepção e definição dos roteiros até os detalhes de intensa preparação de cada uma viagem, os autores traçam um mapeamento do “percurso em construção” desses percursos acadêmicos bastante valorizados pela instituição.

A High School e a habilidade de expressão

Coordenador da High School desde sua implementação no Da Vinci, Rogério da Cunha Abaurre Filho, relata a experiência da parceria Da Vinci / TTU (Texas Tech University), desde as concepções até aspectos metodológicos do desenvolvimento lingüístico dos alunos nas modalidades oral e escrita do idioma inglês.

Sobre a avaliação da aprendizagem

André Santos Neves, que atua como professor de Biologia no Ensino Médio do Da Vinci discute a avaliação escolar. O autor coteja sistemas avaliativos quantitativos e qualitativos e relata um projeto realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, intitulado “Biotecnologia no novo milênio”, em que a preocupação avaliativa contemplou mais o processo que o produto.

Tudo contrasta; tudo se compatibiliza

A Diretora Geral do Da Vinci, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, resgata a amplitude da diversidade presente no currículo de uma escola voltada para a formação integral. A partir da observação crítica do cenário em que transcorrem as atividades escolares, a autora pontua aspectos do currículo de perspectiva cultural que, embora aparentem contrastes, compatibilizam-se no desenvolvimento plural do ser humano.

Atitude impensada

Idelze Maria Vieira Pinto, professora de Literatura no Ensino Médio do Da Vinci, apresenta reflexões sobre a seleção das obras literárias que compõem o currículo das escolas de nível médio e o programa dos vestibulares. Pontuando a necessidade de se valorizar o tanto o universal quanto o local, a autora enumera algumas iniciativas do Da Vinci no sentido de tornar algumas das obras da literatura capixaba conhecidas e admiradas pelo público jovem.

Contribuição externa

Victor Biasutti, professor e escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, apresenta uma releitura do clássico Canaã, num texto que, a um só tempo, resenha, revive e recria a obra de Graça Aranha.

Resenhas

A professora Dra. Leila Rentroia Iannone, assessora pedagógica do Da Vinci, resenha, nessa edição de Leonardo em Revista, as seguintes obras:
- A construção de escolas democráticas, de Ulisses F. Araújo, publicação da Ed. Moderna, na coleção “Educação em Pauta”.
- Aprendizes e mestres, de Juan Ignacio Pozo, da Artmed.
- Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito, organizado pro Selma Garrido Pimenta e Evandro Ghedin, publicado pela Cortez.







E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br