Os alunos das 4as séries A, B e I do Da Vinci estão ampliando sua compreensão da geografia do planeta a partir da manipulação de representações do real: além do estudo do planisfério e do globo terrestre, os próprios alunos construíram réplicas do globo, representando os continentes e oceanos e localizando, a América do Sul, o Brasil e o Espírito Santo.
O trabalho foi orientado pelas professoras Lúcia Borel, , Fernanda Appel e Edinalda Lima, com a participação da coordenadora Silvana Cruz.
Tendo como objetivo iniciar os estudos sobre a localização do Brasil e do Espírito Santo no mundo, o trabalho foi organizado em etapas: observação e análise; registro de algumas reflexões feitas pelos alunos; construção de representações do real.
O primeiro momento foi dedicado às observações e compreensões da localização dos continentes e países, com discussões sobre a divisão política e localização das fronteiras, além do reconhecimento e entendimento da função das linhas imaginárias (meridianos e paralelos) que dividem o globo terrestre.
A seguir, as crianças começaram a construir a réplica, fazendo a relação do globo terrestre de verdade para a representação que eles estavam construindo. Nessa etapa, foi fundamental o cuidado com as construções de conceitos e transferências de proporcionalidade.
A representação do planeta foi feita em uma bola de isopor, utilizando massa de modelar para desenhar os continentes, analisando-se a proporção entre água e terra e extensão dos continentes, na comparação com o globo terrestre "de verdade".
Por último, os alunos colocaram “no Brasil” um bonequinho feito em massa de modelar, significando: “aqui estou eu”.
Interdisciplinarizando os conhecimentos, os alunos continuaram as análises comparando os “eus”, crianças que trabalham nos diferentes locais do mundo – conteúdo que vem e continuará sendo desenvolvido durante todo o ano letivo do grupo-classe.