Entendendo que a leitura do texto “real”, aquele que tem circulação social genuína, é primordial para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, o Da Vinci adotou a Revista Veja como livro-texto para as aulas de Língua Portuguesa das 8as séries do Ensino Fundamental e dos 2os anos do Ensino Médio.
São dois projetos diferentes, concebidos pelos professores Dodora Freire (8ª série) e Lúcio Manga (2º ano), cada qual adequado aos conteúdos específicos da série, mas que têm em comum o objetivo de utilizar o texto midiático como ponto de partida para reflexões sobre a língua, sobre o que se diz (e como se diz) a respeito do que acontece no mundo.
Para a 8ª série, a espinha dorsal do projeto são os gêneros textuais, que servem como base para a organização sistemática dos conteúdos.
Nas palavras da professora responsável pelo projeto: “a aprendizagem pelas tipologias textuais de circulação social, analisadas em suas intenções, intertextualidades, contemporaneidade e características da língua nos diferentes níveis de linguagem, oportuniza que os alunos se tornem reflexivos utilizadores da comunicação ‘real’ e usuários com maior possibilidade do exercício da cidadania por conta da leitura compreensiva, interpretativa, relacional, conclusiva e extrapolativa – flexível: novas aberturas para o pensamento.”
A organização didática prevê o estudo analítico da língua/linguagem de uma tipologia por determinado período intercalando-se aos textos das obras literárias adotadas para a série.
Já no 2º ano do Ensino Médio, os conteúdos privilegiados pelo projeto idealizado e implementado pelo professor Lúcio Manga! são, entre outros: a leitura da matéria de capa, observando os articuladores textuais que veiculam a opinião; a leitura da capa, pontuando a relação entre texto não-verbal e texto verbal; a leitura das colunas que veiculam informações breves, observando o grau de informatividade que o leitor precisa ter, para poder entender a notícia; a leitura das páginas amarelas (entrevista), a fim de entender a estrutura do diálogo formal entre a revista e o entrevistado; a leitura dos textos publicitários, a fim de trabalhar os não-ditos; a imagem e o texto verbal; os veiculadores de informação.
A cada semana, o professor seleciona os textos da Veja que serão objeto de estudo, além de apresentar textos de outras mídias, a fim de que seja possível ler a notícia por diversos ângulos. Segundo o professor Manga, “esse trabalho tem despertado o senso crítico dos alunos, uma vez que a discussão política aparece em vários momentos, mas principalmente em função de possibilitar a visualização de vários aspectos da linguagem.” O professor se coloca à disposição para sugestões ou trocas: luciomanga@uol.com.br