Aditivos alimentares: você sabe o que está comendo?
Durante o primeiro período letivo de 2003, os alunos das 8as séries debruçaram-se sobre o tema “Aditivos alimentares”, incluído no conteúdo programático de Química. A atividade faz parte do processo de Educação Alimentar, que tem início na Educação Infantil e perpassa todo o currículo do Da Vinci.
capa do trabalho das alunas
Thayssa Sardenberg Lima de Carvalho e
Thais Alves Paste, da 8ª série B
O trabalho, orientado pela professora Bianca Peterle, teve como eixo organizador inicial o livro “Alimentos em pratos Limpos” (Trambaiolli, E. São Paulo: Atual, 1994), adotado como material didático. Seguramente, os alunos Da Vinci realizaram o objetivo do idealizador da obra, Egidio Trambaiolli Neto, para quem “a curiosidade e a crítica serão os verdadeiros instrumentos para se aprofundar no assunto, e a revelação de certas informações abrirá o apetite do querer saber mais, fazendo com que a leitura seja um prato mais saboroso que muito alimento industrializado vendido por aí”.
Trabalho dos alunos Enzo Rosetti e Diego Alves Mantovani, da 8ª série A.
A obra, que parte do princípio “O mal é que o entra pela boca do homem”, apresenta técnicas de conservação dos alimentos, informações sobre nutrição, as artimanhas industriais e o uso dos aditivos alimentares, substâncias químicas adicionadas aos alimentos para adequá-los ao consumo, modificando-lhes aspectos como cor, sabor, aroma, consistência e durabilidade. O estudo da obra fundamentou a posterior sistematização dos conteúdos, que foi finalizada com a montagem de mapas conceituais e produção de panfletos informativo-educativos. Essa abordagem pretende dar um enfoque científico a conteúdos atitudinais trabalhados pelos alunos na 7ª série, quando se desenvolve o
Projeto “Educação Alimentar”.
Na confecção dos panfletos, os alunos não economizaram a criatividade. O resultado foi a diversidade de idéias e formas de abordagem do tema.
Trabalho dos alunos Rodrigo Emery e Rodrigo Bachour, da 8ª série B.
A seguir, a reprodução de alguns panfletos:
Trabalho dos alunos Guilherme Furlan Mielki
e Bruno Batitucci Castrilo, da 8ª série A:
Trabalho do aluno Felipe Teixeira Barbosa, da 8ª série B:
Trabalho das alunas Thaís Mosé Nascimento e
Debora Ventorim de Tassis, da 8ª série B: