As Excursões Pedagógicas, consolidadas no calendário acadêmico Da Vinci, são, a um só tempo, oportunidades para a vivência de aspectos da realidade aos conteúdos pedagógicos e momentos de convivência social em ambientes externos ao escolar. Em 2003, a exemplo de anos anteriores, as numerosas saídas dos alunos para as excursões têm movimentado o cotidiano escolar e dado frutos de conhecimento e inter-relação pessoal.
Excursão a livrarias: histórias e livros
Em março e abril, as 1as séries e as 2as séries participaram da "Excursão à Livraria", que tem como objetivo oferecer ao aluno o conhecimento da organização de uma "loja de livros", local afetivamente imprescindível para um leitor em potencial.
No Da Vinci, o incentivo à freqüência na biblioteca e sala de leitura anexa, bem como o acesso a publicações diversas disponíveis nas bibliotecas de sala e de corredor, são espaços pedagógicos/atitudinais usufruídos por alunos para o desenvolvimento de sua competência leitora. A escola não apenas planeja atividades de leitura individual e coletiva, através de projetos de leitura informativa e literária, como estimula e oportuniza momentos em que a iniciativa do aluno é valorizada.
Na livraria, professora conta histórias aos alunos
O segmento do Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries) tem esse desenvolvimento como prioridade: nessas séries, a leitura assume uma dimensão de conteúdo privilegiado, pois consta do horário do aluno como eixo congregador entre as áreas curriculares.
Objetivando desenvolver nos alunos a intimidade com um dos espaços onde o livro é oferecido ao público, as excursões a livrarias da cidade enfocam alguns aspectos do mundo da leitura; considerando o nível de abstração possível à faixa etária, são discutidos, dentre outros, os diversos gêneros de obras, a análise crítica do mercado editorial, o cuidado com a "padronização" de leituras e leitores, a organização espacial das livrarias, a influência do livro eletrônico sobre o mercado de livros impressos.
Morro da Fonte Grande: obsevando a geografia
Às 3as séries, foi oferecida a Excursão Pedagógica ao Morro da Fonte Grande, realizadas nos dias 18 e 19 de março. Complementando conhecimentos que estão sendo construídos pelos alunos por meio das atividades de leitura e análise de conteúdos, a excursão tem como objetivo pedagógico específico os conteúdos da geografia, e como objetivo educacional a vivência de aprendizagem social em locais diferentes da escola.
Alunos no Santuário de Santo Antônio
O roteiro, que incluiu a passagem por grande parte do contorno da ilha, propicia a visualização de espaços e construção de conceitos de acidentes geográficos por meio da observação atenta e posterior sistematização e registro. No Morro da Fonte Grande, foi organizada uma caminhada ao ar livre para observação de uma nascente.
Nos dias 09 e 10 de abril, os alunos das 4as séries estiveram na Aldeia dos Guaranis, em Aracruz. A excursão compõem o currículo dos Estudos Sociais, que contempla o estudo da diversidade cultural - ou perda desta - proveniente da grandeza físico-geográfica brasileira.
Nas aulas, os alunos trabalham com diferentes leituras e atividades de práticas (como a construção de maquetes e globos terrestres), construindo a compreensão dos tempos e espaços semelhantes e diferentes, através da observação das homogeneidades e heterogeneidades presentes na realidade mundial, nacional e local.
4ª série: Contato com realidades coexistentes
A cultura dos índios, seres ao mesmo tempo tão semelhantes e tão diferentes, são um dos temas abordados. As crianças estudam hábitos de alimentação, moradia, vestuário, artes e rituais de diversas culturas indígenas e pesquisam o modo e vida dos índios brasileiros em comparação com o homem da cidade, considerando a historicidade da formação do povo brasileiro.
É nesse contexto que se insere "Excursão Pedagógica à Aldeia dos Guaranis", onde torna-se ainda mais vida a observação da realidade. Além da ida em busca do conhecimento, os alunos realizam uma ação filantrópica, levando aos índios alimentos e objetos de higiene pessoal: conhecimento do e possível intervenção no quadro social em que estamos inseridos.
Excursão à Aldeia Guarani
A diretora do Da Vinci, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, propõe a seguinte reflexão: até quando existirá a aldeia dos Guaranis? Aquela comunidade modifica-se e diminui a cada ano. Pensamos até em não mais visitá-la considerando as perdas que vem apresentando. Mas... quem registrará essa História, mesmo que no pessoal/particular, senão os que a conhecem antes de extinguir-se, para, quem sabe um dia, contá-la?