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Rotulagem Alimentar: trabalho realizado nas aulas de Biologia do Ensino Médio
24/06/2003 · por Michel Lemos Batista

A alimentação é indispensável para a manutenção da vida. É a partir dela que obtemos os nutrientes que necessitamos. Cada componente da dieta desempenha uma função importante em nosso organismo, sendo fundamental que a alimentação contenha todos os nutrientes em doses proporcionais às necessidades específicas de cada faixa etária. Entretanto, uma parcela expressiva da população ingere muito mais nutrientes do que necessita para uma sobrevivência saudável, provocando desde simples alterações fisiológicas até doenças graves, como câncer, diabetes e obesidade. Torna-se então fundamental conhecer os nutrientes e a sua ação em nosso organismo.

Mais ainda que saber, é preciso praticar: controlar a dieta e balancear a alimentação. Esse processo de educação, ou reeducação alimentar depende de ter informações disponíveis para que seja possível fazer a seleção com consciência e do empenho pessoal em selecionar bem os alimentos.

Mas onde obter essas informações? Para facilitar a escolha de alimentos saudáveis, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou em março de 2001 a rotulagem nutricional obrigatória através das resoluções RDC nº 39 e RDC nº 40, que devem ser seguidas por todos os fabricantes de alimentos e bebidas. A partir de então, todos os rótulos de alimentos e bebidas embalados devem conter as informações nutricionais referentes ao produto na forma como está exposto à venda, detalhando o valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio. Vale observar que mesmo após a determinação da obrigatoriedade, muitos produtos ainda não se adequaram a essa nova realidade.

Alunos do Ensino Médio divulgam suas pesquisas
Alunos do Ensino Médio divulgam suas pesquisas

A fim de promover nos alunos hábitos alimentares mais saudáveis e atitudes cidadãs, o Da Vinci pôs em prática o projeto “ROTULAGEM NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA: BIOLOGIA E CIDADANIA.” Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos dos 1os anos do Ensino Médio, divididos em pequenos grupos, selecionaram algumas receitas na Internet, que variaram desde um simples brigadeiro até pratos mais complexos como lasanhas e carnes. Após a seleção das receitas, os alunos iniciaram o processo de construção dos rótulos nutricionais, sempre seguindo as normas específicas da ANVISA.

Mural com informações sobre a rotulagem
Mural com informações sobre a rotulagem
Simultaneamente à execução do projeto, os conceitos básicos de bioquímica foram trabalhados em sala, dando suporte teórico e relacionando os conceitos específicos de biologia ao cotidiano. A diferenciação entre alimentos “light” e “diet” em relação aos convencionais foi um momento importante. A idéia de que alimentos “light” não engordam, por exemplo, é um equívoco muito comum na população e por isso era também um dos pontos a ser abordado.

"Light X Diet”: texto da aluna Juliana Salim Dantas

Aluna da 7ª série recebe as informações
Aluna da 7ª série recebe as informações

Com o término da construção dos rótulos nutricionais, os alunos, já conhecendo as normas para a rotulagem, passaram a analisar rótulos de alimentos encontrados no mercado e perceberam que diversos produtos não cumprem as determinações específicas da agência nacional de vigilância sanitária. A partir dessa constatação surgiram várias idéias, algumas das quais estão sendo postas em prática por um grupo menor de voluntários que está dando seqüência ao trabalho.

Tabela nutricional construída pelos alunos


 Momento de socialização das aprendizagens
Momento de socialização das aprendizagens
A última etapa do projeto foi a socialização dos resultados obtidos. Foi montado um mural com algumas receitas usadas no trabalho, acompanhadas dos seus respectivos modo de preparo e tabela nutricional. Além disso os alunos do Ensino Médio fizeram apresentações para classes de 7ª série do Ensino Fundamental II, que também trabalham com o tema alimentação.

Para esse momento foi preparado um prato por cada grupo: durante a apresentação os alunos ofereciam degustações dos alimentos e discutiam a importância e o significados dos itens constantes da tabela nutricional, enfatizando as peculiaridades de cada prato. Como os alunos transitaram por grupos distintos, que haviam preparado pratos diferentes, puderam ter uma visão ampla sobre o tema.

Leia depoimento de alunos sobre o projeto


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