Maria Brunella e alunos da 4ª I: Suíça
Os alunos da 3a e 4a séries Integral estão se aprofundando no universo das línguas estrangeiras através do Projeto "Línguas e Culturas", iniciativa do Da Vinci desde 2002. Trata-se de um contato inicial com as línguas estrangeiras que integram o currículo de perspectiva cultural da escola, fundamentado no conhecimento de aspectos culturais dos povos que falam esses idiomas, bem como na aprendizagem de estruturas básicas das línguas. Nessa primeira etapa, o Projeto contemplou o espanhol e o italiano; o francês e o inglês serão incorporados em um próximo momento.
Na primeira fase do trabalho, os alunos da 3a série I assistiram a uma palestra sobre a Espanha, proferida por Maria Brunella Biasutti Pignaton, Diretora de Marketing do Da Vinci. Foram apresentados os principais pontos turísticos de cidades e regiões, além de aspectos culturais como a importância da família, a predominância da religião católica, a "siesta", os pratos típicos, as danças e instrumentos musicais e as "corridas de toros".
O roteiro da "viagem" pela Espanha incluiu também informações históricas sobre as guerras, os períodos de hegemonia, as sucessivas dinastias, a alternância entre o regime monárquico e o republicano, a ditadura de Franco e a atual configuração política, bem como a abordagem da diversidade cultural - iberos, celtas, fenícios, gregos, romanos e árabes - na constituição populacional da Espanha, um dos aspectos mais característicos da história daquele país. Enriquecendo a visão da cultura espanhola, imagens de catedrais, mesquitas, praças, monumentos e museus onde se encontram obras de Velázquez, El Greco, Goya, Tiziano e Van Dyck, Gaudí e Salvador Dali. Ao final, a palestrante, organizou uma exposição de objetos espanhóis: leque, castanholas, chapéu de toureiro, as "banderillas", utilizadas nas touradas e xales.
Velázquez - O triunfo de Baco (1628)
Profª Aurora e 4ª I: países latino-americanos
Para a 4ª série Integral, foi organizada uma palestra sobre a América Latina - esse grupo-classe estudou a Espanha em 2002. Conduzidos por Maria Brunella e pela profª Aurora Ramis, de Espanhol (Ensino Fundamental II), os alunos conheceram aspectos culturais, políticos e econômicos dos países latino-americanos.
Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Guatemala, Cuba e México foram os países contemplados pela palestra, que abordou as peculiaridades de cada capital, a formação das populações, as regiões de maior destaque turístico e econômico.
Dias depois das palestras, aconteceram as aulas -suporte, nome dado a uma série de encontros em que foram trabalhadas algumas frases, "los saludos"; "las colores"; "los frutos".
A segunda fase do projeto tem como base a língua italiana. Os alunos da 3ª série ouviram informações sobre a Itália, enquanto os da 4ª I tiveram como foco a Suíça, em especial a região de língua italiana.
Para promover o primeiro contato dos alunos da 3ª série com o italiano, Maria Brunella destacou dados sobre a Itália - aspectos políticos, econômicos e culturais. Os alunos "conheceram" os mais famosos lugares de Roma, como o Coliseu, o Fórum e a Via Sacra, a "Basilica di San Pietro", entre outros. "Visitaram" também Firenze, Veneza, Pisa e Verona, ouvindo as histórias de Romeu e Julieta e Pinocchio.
Maria Brunella: culturas italiana e suíça
Para a 4ª série Integral, a palestrante falou sobre a vida na Suíça Italiana - dos castelos medievais aos festivais de carnaval.
Ascona: a rainha do Lago Maggiore
Na próxima etapa do Projeto "Línguas e Cultura", os alunos terão aulas-suporte de italiano, nos mesmos moldes das que foram oferecidas em espanhol. Para Maria Brunella, coordenadora do Projeto "Línguas e Cultura", o contato com aspectos culturais faz com que os alunos se interessem cada vez mais pelo estudo dos idiomas.