Danças folclóricas representam a diversidade cultural brasileira
Reafirmando o objetivo de representar as culturas regionais do Brasil por meio das danças folclóricas, o Da Vinci realizou, no dia 04 de julho, a Festa Folclórica 2003. Além das brincadeiras e comidas típicas dos festejos juninos, foram realizadas as danças por todas as turmas da Educação Infantil até a 7ª série do Ensino Fundamental.
Os alunos do Infantil representaram a "Festa na roça", abordando temas cotidianos da vida rural.
Infantil I: Cantigas de roda
Brincando de roda, os alunos do Infantil I resgataram as cantigas, sendo acompanhados por meninas do Infantil V, que, ao lado da grande roda, pulavam corda e rodavam o bambolê, simbolizando as brincadeiras populares.
(clique nas imagens para vê-las ampliadas)
Infantil II e III: Trabalhadores do Campo
Os agricultores, com suas enxadas e cestas para colheita, foram representados pelos alunos do Infantil II e III. Com as canções "Tocando em frente", "Berrante" e "Clima de rodeio", do cancioneiro sertanejo, as crianças apresentaram coreografias simbolizando as "coisas" da terra.
Infantil IV: Dança do Pau-de-Fita
Originalmente, a Dança do Pau-de-Fita festejava as colheitas: o mastro representando a árvore, as fitas soltas, as sementes e o trançado, as raízes. Essa festa foi resgatada pelo Infantil IV.
Infantil V: Quadrilha
Um casamento diferente, com várias noivas e noivos, animou a quadrilha do Infantil V. A dança, que sempre faz sucesso nas festas juninas, tem origem francesa e tornou-se tradição em todo o Brasil.