Danças folclóricas representam a diversidade cultural brasileira
Reafirmando o objetivo de representar as culturas regionais do Brasil por meio das danças folclóricas, o Da Vinci realizou, no dia 04 de julho, a Festa Folclórica 2003. Além das brincadeiras e comidas típicas dos festejos juninos, foram realizadas as danças por todas as turmas da Educação Infantil até a 7ª série do Ensino Fundamental.
Festa Folclórica do Infantil
Os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram os resultados de seu estudo durante o Projeto de Folclore, desenvolvido pelas turmas de 1ª a 4ª séries. Cada série dedica-se ao estudo de uma região brasileira e a representa, na Festa Folclórica, por meio de uma dança típica.
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS AMPLIADAS)
As 1as séries, estudantes da Região Sul, dançaram “Prenda Minha” e “Minha Cordeona”, músicas típicas gaúchas.
A Região Nordeste foi o objeto de estudo e apresentação das 2as séries. Para representá-la, os alunos dançaram o xaxado, uma variante do baião muito popular entre os cangaceiros.
As 3as séries, que estão estudando a Região Sudeste, representaram a cultura local, dançando o “Congo”, manifestação popular típica do Espírito Santo. As crianças dramatizaram a história dos pescadores que, segundo a lenda, foram salvos por São Benedito, e fizeram a fincada do mastro. Trouxeram também uma banda de congo, com os tambores e casacas.
A Região Norte foi representada pela Festa do Boi Bumbá. Divididos em dois blocos – o do Boi Garantido e o do Boi Caprichoso – os alunos das 4as séries trouxeram ao Da Vinci um pouco da riqueza do Festival de Parintins. Vale ressaltar que a coreografia desse grupo foi criada pelos alunos, aceita pela professora: a pesquisa escolar abrindo espaço para a criatividade dos estudantes.
Os alunos das 5as, 6as e 7as séries dançaram a tradicional quadrilha: