No Da Vinci, a Semana da Pátria foi palco de manifestações realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental I.
Acreditando-se capazes de realizar ações que melhorem a vida de todos, as 3as séries optaram por realizar uma panfletagem, com material produzido pelas crianças a partir de estudos sobre a água e a dengue.
Clique aqui para ver mais panfletos criados pelos alunos da 3ª série
Alunos da 4ª série vestidos de menores trabalhadores
As 4as séries, que têm no tema "O menor trabalhador" um dos focos de seus estudos, prepararam um painel vivo, em que as crianças representavam as diversas profissões exercidas por menores, além de cartazes com os direitos das crianças. Como trilha sonora, a voz de Ivan Lins cantando "aqui é o meu país" e perguntando-se "como ser feliz em outro lugar".
Alunos da 4ªsérie exibem direitos da criança
Com poucas palavras e imagens - mas todas carregadas de muito significado - as 4as séries deram um recado emocionante para quem teve a oportunidade de assistir à manifestação.
Houve também a tradicional execução do Hino Nacional e do Hino da Independência, com o hasteamento das bandeiras.
Execução do Hino Nacional
A atividade tornou mais significativa a comemoração da Independência, na medida em que possibilitou às crianças compartilharem com a comunidade escolar o movimento que vêm realizando em direção à construção de sua cidadania. Como ensinam nossos estudantes: exercer a cidadania também é ser independente.
A professora Dora Freitas, da 3ª série Integral, encerrou o trabalho com a seguinte reflexão:
Ao refletir sobre nossa prática pedagógica, concluímos que temos o que comemorar com a nossa criança, no Dia da Pátria. E com orgulho, porque, pelo trabalho, ela compreende que a água é um bem comum e raro e que se não for preservada, a vida corre risco; que a dengue é uma doença que leva à morte, mas que se formos desejosos do bem-estar de nossa comunidade, ela não se propagará.
Portanto, para nós, faz sentido comemorar a Independência sim: cantando, declamando, abordando questões de ontem e de hoje.
Maria Auxiliadora Freitas – 3ª série Integral