Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Dia da Paz
24/09/2003 · por Ana Cláudia Nahas

Previsto pelo calendário internacional da UNESCO para a terceira terça-feira de setembro, o Dia Internacional da Paz tem sido comemorado em todo o mundo, como tentativa de alcançar uma cultura mundial de tolerância e compreensão.
Em setembro de 2003, alunos da 2ª série do Ensino Fundamental do Da Vinci deram a sua contribuição para esse movimento, lendo textos e imagens sobre o tema, escrevendo, desenhando e participando de momentos simbólicos.

"Imagine" (John Lennon): clássico pela cultura de paz no mundo


Depois de cantarem "Imagine" em formação coral, os alunos da 2ª I declamaram versos sobre a paz:

O que é paz?

Um mundo sem guerra
Onde não tem
Criança pedindo esmola
Paz é ajudar os amigos

Paz é um mundo sem maldade
Paz é cidade sem ladrão

Paz é ajudar as pessoas
Quando estão passando por momentos difíceis
Paz é ser feliz

Paz é viver em harmonia
Paz é brincar
Paz é um mundo sem pessoas tristes

Dimitrius V. Sarris - aluno Da Vinci (2ª série Integral)


versos pela Paz
versos pela Paz


Em seguida, as crianças entregaram à diretora geral da escola, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, um álbum composto de textos e desenhos produzidos por elas.

Maria Helena recebe coletânea de trabalhos dos alunos
Maria Helena recebe coletânea de trabalhos dos alunos


Integrantes da direção, professores e funcionários receberam rosas brancas, às quais estava atada uma mensagem de paz:

Palmira, da equipe da direção...
Palmira, da equipe da direção...
a professora Valéria, ...
a professora Valéria, ...
e Marcelo, do setor administrativo
e Marcelo, do setor administrativo














Um dia...
Os jovens ouvirão palavras que não haverão de entender.
Crianças da Índia perguntarão: o que é fome?
Crianças do Alabama perguntarão: o que é discriminação racial?
Crianças de Hiroshima perguntarão: o que é bomba atômica?
Crianças perguntarão na escola: o que é guerra?
Vocês lhes responderão. Vocês lhes ensinarão:
Essas palavras não são mais usadas.
São como carruagens, galeras ou escravidão.
Palavras que não têm mais sentido.
É por isso que foram tiradas dos dicionários.
Martin Luther King



Na pracinha, os alunos fizeram uma apresentação musical: tocando tambores e xilofones, interpretaram a canção "Hiroshima", de autoria do professor Pedro de Alcântara (Música), que acompanhou seus alunos:

Na pracinha, a canção
Na pracinha, a canção "Hiroshima"


Para a professora Eliana Berreta, titular da 2ª série I 2, "não se trata apenas de pensar a paz como ausência de guerra, mas de levar as crianças ao entendimento de que a questão da paz passa também pelos problemas de fome, falta de moradia, intolerância, entre outros". Tal pensamento está em consonância com os princípios que vêm sendo cultivados pela UNESCO que, desde a assinatura do Manifesto 2000, tenta levar as pessoas a se comprometerem com:

1. "RESPEITAR A VIDA." Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar;
2. "REJEITAR A VIOLÊNCIA". Praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;
3. "SER GENEROSO." Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;
4. "OUVIR PARA COMPREENDER." Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e o rechaço ao próximo;
5. "PRESERVAR O PLANETA." Promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;
6. "REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE." Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, com o fim de criar novas formas de solidariedade.

(FONTE: Manifesto pela Paz, http://www.unesco.org.br/)

Para encerrar a manifestação, os alunos da 2ª série soltaram uma pomba branca na pracinha da escola:

ação simbólica: a pomba da paz
ação simbólica: a pomba da paz


A pombinha ainda pousa perto do lago...
A pombinha ainda pousa perto do lago...


... antes de ir embora, sob os olhares atentos das crianças.
... antes de ir embora, sob os olhares atentos das crianças.


A professora Maria Auxiliadora S. C. Freire escreveu para os manifestantes a seguinte mensagem, que foi gravada em camisetas:

Haverá um dia em que os homens se respeitarão;
em que as crianças, todas, poderão contar as estrelas do céu e, se quiserem,
terão lápis de cor para colorir a vida;
as ruas se encherão de flores
e ninguém as colherá;
o tempo da vida será dado de presente a todos nós,
que saberemos valorizá-lo.

Aí, quando tudo isso acontecer,
Buscaremos em nossa história uma época bonita,
em que, ainda bem pequenos,
alunos da 2ª série Integral,
conhecemos o valor da PAZ.



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br