Durante as aulas de setembro de 2003, os alunos do Infantil III do Da Vinci estão ampliando seu conhecimento de mundo.
Antonio mostra a água do rio chegando ao mar
Constatando que, para as crianças, “a água vinha da torneira”, as professoras conceberam o Projeto “Água, fonte de vida”, com o objetivo de levar os alunos a construírem novo conhecimento.
Levantamento de conhecimentos prévios e a constatação de que havia “muita coisa que a gente não sabia sobre a água”.
Antes de mais nada, era preciso “descobrir como descobrir” mais informações sobre a água. Então, as crianças fizeram um levantamento das diferentes formas possíveis de se conseguir informação: “perguntando às pessoas, lendo em livros, jornais e revistas, pesquisando na Internet, vendo filmes”, conforme explicou Pedro Henrique, do Infantil III Integral:
Pedro Henrique explicando
as diferentes formas de conseguir informação
Orientados pelas professoras Pollyanna Ornellas, Gisele López e Joselia Alves, os alunos discutiram amplamente o tema, fundamentando-se em diversas fontes de informação, inclusive do livro “O Planeta Água é o Planeta Terra – Uma viagem pelas águas dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória”, publicação da CESAN-ES.
Partilha de "descobertas" sobre a água
Na segunda etapa do trabalho, os alunos construíram uma maquete representativa, tornando visualmente claro o ciclo percorrido pela água desde as nascentes e geleiras até o mar.
José Roberto explica o caminho percorrido pela água.
Com muita propriedade, Arthur explica o que é um lençol subterrâneo, formado “que a terra chupa”.
Com idades entre 4 e 5 anos, os estudantes falaram sobre o tema central da UNESCO para 2003, o “Ano Internacional da Água Doce”. Estão, desse modo, em consonância com o ideário da escola e sua conexão aos objetivos da REDE PEA-UNESCO, programa que o Da Vinci coordena no Espírito Santo.