Para os alunos do Infantil I, que estão vivenciando seu primeiro ano no Da Vinci, cada atividade representa um novo momento para aprender a ser, a fazer, a conhecer e a aprender. Eles estão apenas começando seu trajeto na estrada do conhecimento. E revelam tanto interesse que parecem saber o quanto têm pela frente.
Uma das estratégias que garantem a integração entre os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança é a participação em brincadeiras e jogos, que desenvolvem aspectos perceptivos, motores, simbólicos e lingüísticos.
Recitando versinhos na brincadeira de roda
Brincando de roda: "A galinha do vizinho"
Na semana passada, a brincadeira "A Galinha do vizinho" foi também "lida", em atividade de leitura intuitiva:
Como atividade que amplia o conhecimento do meio físico, os alunos visitam o galinheiro da escola, onde a galinha toma conta de seus pintinhos, ao mesmo tempo em que choca novos ovos.
Alunos observam a galinha e os pintinhos
Mais tarde, quase na hora de ir para casa, as crianças reúnem-se para ouvir a história da "Galinha Ruiva". Não é a primeira vez, mas ficam todos fascinados pela narrativa.
Ouvindo a história da Galinha Ruiva
Assim - no contato com o real e com o lúdico - , as crianças vão ampliando interesses e compreendendo pouco a pouco o mundo que as rodeia.