Um grupo de alunos do 1º ano A, Ensino Médio Da Vinci criou um site sobre Canaã, a obra literária de Graça Aranha, e o extenso trabalho interdisciplinar que desenvolveram em torno do livro, sob orientação dos professores Joelmo Jorge Costa (Geografia) e Paulo de Tarso Rezende Ayub (Língua Portuguesa/Literatura).
Compõem a equipe dos alunos:
WebMaster - Marcio Silva, Lucas Fafá, Bernardo Lopes, Thiago Siqueira
WebDesign - Marcio Silva, Bernardo Lopes, Lucas Fafá
Textos - Thiago Siqueira
Pesquisa - Marcelo Berno, Tárik Schwacke, Juliano Campos, Túlio Denadai
O site recebeu o título de "Canaã On line" e está acessível pelo endereço
http://www.canaaol.kit.net
O projeto "Nas Trilhas do Canaã", que motivou a construção do site, foi uma atividade curricular desenvolvida durante o 2º período de 2003.
Envolvendo objetivos amplos e diversificados tanto para as duas disciplinas envolvidas quanto em termos de procedimentos e atitudes, o projeto foi desenvolvido em etapas:
1ª) PRÉ-LEITURA DA OBRA: montagem de cenas para socializar os enfoques abordados na obra literária. As apresentações referentes a essa etapa aconteceram na semana de 07 a 11 de julho de 2003.
2ª) LEITURA INDIVIDUAL: os alunos leram o romance durante o recesso escolar de julho, tendo como roteiro um instrumento oferecido pelo professor Paulo de Tarso, que consistia em um triângulo “simbólico”, com os seguintes vértices: contato do leitor com o texto; recursos de construção do texto; leituras de contexto e intertexto.
3ª) LEITURA COLETIVA: na primeira semana de aulas após o recesso foi promovido um debate sobre a obra Canaã, contando com os professores Joelmo e Paulo de Tarso como organizadores e com os seguintes convidados/expositores:
Representante da escola: Professora Idelze Maria Vieira Pinto e Diretor Administrativo, Victor Humberto Salviato Biasutti.
Representantes externos: Srs. Antonio Ângelo Zurlo e Victor Biasutti, representantes do Instituto Histórico e Geográfico e estudiosos da obra e do tema da imigração italiana.
Quatro alunos (um por grupo-classe), eleitos como representantes do corpo discente.
Veja fotos do debate; clique nas imagens para vê-las ampliadas:
4ª) LEITURA PARTILHADA: para trabalhar as habilidades de síntese, análise, construção de conceitos, apresentação de pontos de vista, participação em debates, movimentos de artes cênicas, entre outras, cada grupo-classe foi dividido em sub-grupos que ficaram responsáveis por reler/recriar cenas do livro ou criar dramatizações que expressassem aspectos abordados pela obra. Essa apresentação aconteceu no dia 20 de agosto, no anfiteatro da escola.
Veja a seguir fotos da apresentação; clique nas imagens para vê-las ampliadas:
5ª) PÓS-LEITURA: os mesmos sub-grupos que atuaram na 1ª fase do Projeto elaboraram textos escritos ou imagéticos, a partir de orientações/sugestões dadas pelos professores.
Todas essas etapas foram registradas e estão sendo disponibilizadas pelos alunos construtores do site
http://www.canaaol.kit.net
Aos alunos Marcio Silva, Lucas Fafá, Bernardo Lopes, Thiago Siqueira, Marcelo Berno, Tárik Schwacke, Juliano Campos e Túlio Denadai, nosso abraço: parabéns pela iniciativa!