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Alunos Da Vinci participam do Cuarto Modelo Internacional de UNESCO, em Buenos Aires
27/11/2003 · por Ana Cláudia Nahas

Alunos Da Vinci em Buenos Aires
Alunos Da Vinci em Buenos Aires
Seis alunos Da Vinci estiveram na Argentina, entre os dias 22 e 25 de outubro, participando do “Cuarto Modelo Internacional de UNESCO”. O evento foi sediado pelo Instituto "José Hernández"(Buenos Aires) e consiste em uma simulação dos encontros internacionais de negociação diplomática realizados pela UNESCO, agência da ONU para questões culturais, educacionais e científicas.


Plenário do
Plenário do "Cuarto Modelo Internacional de UNESCO"

Segundo a organização do CUARTO MODELO, a essência do Modelo de UNESCO é “oferecer aos jovens a possibilidade de conhecer e compreender os interesses, idiossincrasias, culturas e esperanças de todas as nações do planeta” (http://www.instjosehernandez.com.ar)

Durante o encontro, cerca de 500 jovens entre 14 e 19 anos representaram delegados dos países integrantes da UNESCO, vivenciando os procedimentos diplomáticos que fundamentam as decisões tomadas no âmbito desse organismo internacional. Trata-se de um evento educativo e cultural, que leva os estudantes à compreensão de questões políticas, exercitando um novo olhar sobre as relações internacionais.

Fernanda, Luísa, Arthur, Patrícia, Laiz e Júlia
Fernanda, Luísa, Arthur, Patrícia, Laiz e Júlia


Alunos Da Vinci que representaram o Brasil
No CUARTO MODELO INTERNACIONAL DE UNESCO:

Fernanda Rocha Pontual - 1º I-1
Luísa Cortat Simonetti Gonçalves - 2º I-1
Arthur Francisco de Alcântara Lima - 2ºI-2
Patrícia Coser de Orem - 2ºI-1
Laiz Teixeira Pontes - 2ºI-2
Júlia Santos EmericK Gomes - 2ºI-2

Acompanharam a delegação o Diretor Administrativo Victor Humberto Salviato Biasutti, membro atuante no projeto PEA-UNESCO que o DA VINCI coordena no Espírito Santo, e o professor Manolo Palacios, de Espanhol.


Estiveram em Buenos Aires estudantes de diversos países da América do Sul, sendo o Da Vinci a única instituição brasileira a participar. Cada escola compôs a delegação representante de um país, formada por delegados, e presidida por um embaixador. Luísa Cortat, embaixadora da delegação Da Vinci no “Cuarto Modelo”, explica: “Nós representamos Angola. Não representamos o Brasil porque o objetivo é fazer com que os alunos participantes incorporem a posição do país que irão representar, independente de suas crenças pessoais, promovendo assim uma educação para a paz”. Para desenvolver uma ampla compreensão das idéias a serem defendidas, os alunos muniram-se de informações sobre as necessidades de Angola, além de estudar os procedimentos das convenções da UNESCO.

Delegação em reunião preparatória com Maria Helena, diretora do Da Vinci
Delegação em reunião preparatória com Maria Helena, diretora do Da Vinci


Luísa descreve alguns momentos da preparação e participação no evento, registrando algumas impressões:

Ainda no Brasil, fizemos (e enviamos) Documentos de Posição Oficial (DPO’s) para os Comitês de Educação e Cultura, Ciências e Ciências Sociais, sendo os temas: Educação para todos e Patrimônios Sociais; Uso da Terra e Uso sustentável da água para o futuro; Uso da Tecnologia – Ética e Direitos Humanos.

Delegação Da Vinci em Buenos Aires
Delegação Da Vinci em Buenos Aires

Já na Argentina, seguiu-se o seguinte cronograma: leitura dos DPO’s, com os delegados divididos em comitês, mediados por ex-alunos do Instituto; leitura, no Debate Geral, dos discursos selecionados por votação nos blocos; negociação para o desenvolvimento de Projetos de Resolução, em que os países se reúnem em grupos, de acordo com seus interesses; proposta de Emendas, na Assembléia Geral. No fechamento do evento, os projetos foram submetidos a aprovação, com a presença de todos os delegados e embaixadores. Os “Projetos de Resolução” aprovados durante o encontro foram enviados para a sede da UNESCO.

Certificado de participação
Certificado de participação

No tempo que nos restou, aproveitamos para conhecer a cultura local. Fomos bem recebidos e acolhidos pelos colegas argentinos, paraguaios, uruguaios, além de outras nacionalidades. Aprimoramos nossa desenvoltura para nos relacionarmos, tanto política quanto pessoalmente.

Na volta, recebimento dos certificados
Na volta, recebimento dos certificados
O espírito de competitividade não foi negativo, já que se limitou a guiar, de acordo com a realidade mundial, os debates. Não houve premiações específicas: todos saímos vencedores.


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