Durante o 2º período letivo de 2003, os alunos do 1º ano do Ensino Médio Da Vinci realizam, nas aulas de História, o Projeto “A Ideologias e os Partidos Políticos”.
Desde a sua concepção, em 2001, o projeto tem como objetivos colocar os estudantes em contato com processo eleitoral, levando-os a conhecer características das ideologias partidárias e estimulando sua capacidade crítica perante os fenômenos políticos. Segundo o professor Roberto Martins, idealizador e mediador do trabalho, “os alunos são convidados a contrapor os argumentos ideológicos aos fatos e à sua fundamentação filosófica, evitando o mero dogmatismo”.
Cada etapa do trabalho é avaliada por meio de critérios pré-estabelecidos em procedimentos, atitudes e utilização de conceitos: organização da equipe na propaganda eleitoral e na estratégia para o debate; qualidade do conteúdo do documento; profundidade e coerência na defesa do tema no debate. Além de contribuir para a formação política dos alunos, o projeto propicia a aprendizagem de conceitos e fatos históricos.
Num primeiro momento, os alunos organizam-se em grupos responsáveis por representar uma das seguintes ideologias: o neoliberalismo; o socialismo marxista; o anarquismo; o socialismo cristão e a social-democracia. Os alunos estudam a ideologia que irão defender, utilizando livro didático, bibliografia complementar e estatutos de partidos políticos.
Na etapa seguinte, cada grupo cria um partido político fictício e prepara um programa de governo para o Brasil atual. O programa deve ser composto de: definição geral do sistema econômico a ser adotado; soluções para o desemprego e a má distribuição de renda; descrição sobre o modelo educacional; apresentação de solução para o problema da criminalidade (especial atenção para o papel do Estado nessa questão); estratégias para garantir o desenvolvimento econômico; descrição do modelo político; uma entrevista com algum personagem que defenda ideologia semelhante ou aproximada na atualidade, extraída de reportagens jornalísticas e/ou entrevistas diretas.
Elaboradas as plataformas, as equipes participam de um processo eleitoral fictício. Para isso, cada “partido” escolhe um candidato a Presidente e prepara a campanha. Todos os candidatos, acompanhados de seus assessores, confrontam-se em um debate; apresentam suas propostas e respondem às perguntas elaboradas pela platéia.
O fechamento do projeto é a eleição, em que votam todos os alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio.