Aprofundar o conhecimento dos alunos e esclarecer dúvidas sobre a futura possível profissão são os maiores objetivos do Projeto Profissões. Esse projeto, que vem se aprimorando a cada ano, acontece durante o ano letivo para todos alunos dos 1os e 2os anos do Centro Educacional Leonardo da Vinci.
Advogado ou médico? Psicóloga ou dentista? O que faz um cosmetologista? As confusões são inúmeras, e no passar das etapas do projeto, às vezes essas são esclarecidas ou pelo menos diminuídas.
Alunos Da Vinci em visita à Rede Gazeta
No ano de 2003, os alunos participaram primeiramente da abertura, quando o empresário Lamberto Palombini e o diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci, José Antonio Pignaton ministraram duas palestras sobre a necessidade da interdisciplinaridade na profissão e os cursos e profissões atuais, respectivamente.
Palestra de Abertura do Projeto Profissões
Leia texto do aluno Thiago Siqueira, do 1º A, sobre a palestra
Após a escolha das profissões mais desejadas, cada aluno encontrou-se com três pais de alunos ou sempre-alunos em momentos diferentes para assistir a palestras sobre a realidade e o dia-a dia do profissional de cada área. Aproximadamente 35 pais disponibilizaram-se para ajudar os alunos nessa busca pela carreira do futuro.
Continuando o projeto, sempre-alunos Da Vinci vieram esclarecer mais dúvidas, de um futuro mais próximo. Quais as melhores faculdades para estudar Pedagogia? Quais as aulas do curso de jornalismo? Ou até mesmo como é a vida na faculdade, ou a vantagem de estudar no exterior. Com uma idade mais próxima, o conhecimento e a vivência (mesmo que pouca) desses alunos, sossega o medo, abrindo a possibilidade de um desacerto na escolha. Muitos dos que falaram já passaram pela trajetória de desistência de um curso, visando a outro que mais lhes preencha, e passaram isso para o aluno de forma natural, como realmente acontece.
Encontros com profissionais de diversas áreas
Também foi proporcionada aos alunos a oportunidade de ver a realidade de mais perto. Alunos interessados em engenharia civil passaram uma tarde na Proeng observando como trabalha um engenheiro, os de jornalismo e comunicação visitaram A Gazeta, e outras visitas como à Emescan e à FDV, entre outras, possibilitaram maior esclarecimento. Vendo o museu de anatomia pela primeira vez, alguns alunos se aprofundaram na vontade de seguir carreira em medicina, enquanto outros continuaram na dúvida ou até aumentaram a pretensão de desistir dessa profissão.
Encontro com "sempre-alunos" Da Vinci, hoje profisisonais
No final do projeto, muitos esclarecimentos, muitos desapontamentos, muitas congratulações por parte dos alunos por essa iniciativa. Alguns terão que escolher a profissão já no ano seguinte, pois o 3º ano os espera, enquanto outros terão outra oportunidade de clarear a mente, já que no 2º ano estarão novamente participando do Projeto Profissões 2004.