Durante o terceiro período letivo de 2003, os alunos da 2a série Integral produziram sistematização de conhecimentos adquiridos, na forma de desenhos e listas de instruções.
Desenho realizado a partir das instruções
Instruções criadas por Aila Cruz, da 2ª série Integral
Números, cores, partes do corpo e adjetivos, conteúdos trabalhados em diversos contextos, são sistematizados na atividade “Make a monster”, em que os alunos recebem “instructions” a serem seguidas para desenhar um monstrinho:
"Make a monster", por alunos da 2ª série Integral
Make a monster: Instructions
· one big yellow head
· three small blue and purple eyes
· four small red and blue ears
· two big purple noses
· five small brown mouths
· long orange hair
· a thin body
· six dark green arms
· two light green hands
· eight orange legs
· four pink feet
Na segunda etapa do trabalho, os próprios alunos criaram “instructions” a partir das quais fizeram novos desenhos de monstros, bruxas e figuras humanas. Segundo a professoa Dora Sodré, a sistematização de vocabulário e o exercício da estruturação de frases em inglês são as aprendizagens mais significativas da atividade, que permite à criança partir de suas próprias idéias para escrever as instruções. Ela lembra ainda que permanecem sem correção algumas estruturas não pertencentes ao âmbito dos objetivos pedagógicos propostas para essa faixa etária.