Por sugestão dos alunos envolvidos, o encerramento das disciplinas diversificadas do 1º ano do Ensino Médio, em 2003, apresentou inovação em relação aos anos anteriores. Pela primeira vez, foi organizado um compartilhamento das quatro disciplinas (Careta convicto, Metástase, Sexualidade: fatos e mitos, Vitória: aqui é meu lugar), em dois momentos: primeiramente uma mostra ao “ar livre” e, em seguida, uma apresentação cultural no auditório. Além dos alunos do Ensino Médio, alguns alunos do Ensino Fundamental observaram a mostra, mantendo contatos com colegas do segmento posterior, os quais assumiram uma postura educativa das mais favoráveis, em que era visível sua disposição para projetar os conhecimentos constituídos ao longo do processo e portar-se academicamente, sem perder de vista o lúdico e a interação.
Apresentação musical no encerramento das Disciplinas Diversificadas
Como abertura dos trabalhos, um grupo de alunos fez apresentações musicais na pracinha da escola, divulgando composições próprias sobre o câncer e droga, com letras elaboradas, e interpretando músicas de autoria das bandas capixabas Casaca, Manimal e Macucos, cujos integrantes mantiveram contatos com os alunos da diversificada “Vitória: aqui é meu lugar”, com o propósito de dar maior visibilidade ao resgate cultural que empreendem.
Já na mostra cultural, foram reunidos diferentes trabalhos, sob diversas perspectivas, o que transformou a área de recepção da escola numa feira científica e interativa. Eis a síntese do que foi propiciado à comunidade educativa:
* Exposições fotográficas: sobre os índios botocudos, a etnia indígena mais resistente à dominação pelo colonizador; flashes de momentos de vida de pessoas drogadas, antes e depois do envolvimento no mundo dos entorpecentes; exposição comemorativa dos 75 anos do jornal local A Gazeta, com recortes de momentos marcantes da historiografia capixaba.
Exposição de encerramento das Disciplinas Diversificadas
* Stands sobre alimentação: para mostrar as influências da alimentação no surgimento de células cancerosas, com apresentação de estatísticas e dicas para uma alimentação saudável; para divulgar singularidades capixabas (moqueca e torta capixaba), com oferta de receitas preparadas por iniciativa dos alunos.
* Stands informativos: com alunos da disciplina “Sexualidade” apresentando curiosidades em torno do tema e dados obtidos em enquete realizada com os pais dos cursistas, além de informações sobre métodos contraceptivos (à disposição para manuseio dos presentes); com alunos da discipina “Metástase”, fazendo exposição sobre os vínculos entre cigarro e câncer, fornecendo panfletos com orientações e conclusões científicas; Simulação de um consultório sentimental, para testar conhecimentos dos participantes em torno de questões vinculadas à sexualidade juvenil,ou para responder a dúvidas dos interessados.
* Enquete computadorizada, para testar os conhecimentos dos espectadores em relação às singularidades do Espírito Santo.
Dinâmicas e jogos corporais encerram a Diversificada "Sexualidade: fatos e mitos"
* Campanha educativa, com montagem de uma tenda, em que algumas alunas interpretavam prostitutas com experiência em aborto e contração do vírus da AIDS, mostrando pontos de vista divergentes em torno das polêmicas questões;
* Jogos corporais e dinâmicas de grupo “ao vivo”, para desmistificação das concepções de sexualidade vinculadas exclusivamente ao ato sexual.
A apresentação coletiva, no auditório, foi direcionada para dramatizações em torno de casos de envolvimento com drogas; reapresentação de história infantil criada pelos participantes da disciplina “Metástase” para ser apresentada às crianças atendidas pela ACACCI, seguida da divulgação dos resultados da campanha de arrecadação realizada na escola para fins de doação à renomada instituição; oficina musical, para manuseio de instrumentos
Encerramento da diversificada "Vitória, aqui é o meu lugar"
usados no congo e divulgação de músicas clássicas do gênero; campanha educativa sobre aborto/maternidade na adolescência e jogo cooperativo para discussão do preconceito em relação às questões de gênero e identidade sexual. Apesar da boa intenção da proposta de compartilhamento, o fator tempo impediu que todas as apresentações programadas fossem levadas a efeito.
Dramatizações no encerramento das Disciplinas Diversificadas
Conhecimento de causa, compromisso e seriedade são as palavras-chave para refletir a postura dos alunos no encerrramento das diversificadas. Sondados pela escola, a grande maioria dos participantes enaltece o mérito da proposta e ressente-se de que seja vivenciada apenas em um período do ano letivo. Muitos deles alegam, ainda, interesse em participar dos quatro projetos em curso, dada a atualidade dos temas, a diversidade das abordagens e a oportunidade que lhes é dada no sentido de atuarem como protagonistas do conhecimento.
Mesmo considerando os bons retornos por parte dos cursistas, verifica-se que ainda não chegamos a uma estratégia ideal de socialização, uma vez que os desdobramentos/produtos das diversificadas ficam restritos aos muros da escola, não atingindo outras instituições de ensino nem mesmo os pais dos cursistas, que só têm acesso a informações esparsas, sem uma maior dimensão do que representa o investimento do Da Vinci nesse componente curricular. Oportunizar mostras de trabalhos para a comunidade educativa e mesmo para a sociedade local, num maior intervalo de tempo, é nossa meta para o próximo ano. É esse espírito de inquietude e construção que faz das diversificadas uma boa mistura entre saber e sabor.