Todo ano, durante as férias escolares, o Da Vinci renova seu espaço físico para receber os alunos. As obras escolhidas para serem realizadas em 2003/2004 contemplam o conforto e a atualização de equipamentos pedagógicos.
* Laboratório de Química e Biologia
Laboratório de Química/Biologia em reconstrução (20/01)
Laboratório de Química/Biologia em montagem (30/01)
O Laboratório de Química e Biologia está sendo completamente remodelado; foram instaladas bancadas em granito, equipadas com energia, gás e água, prevendo espaço para todos os alunos de uma turma; chuveiro e lava-olhos de emergência; capela com exaustão e bancada para microscópio eletrônico. O Laboratório é uma extensão da sala de aula, espaço para a vivência de conceitos: em química, manipulação de cosméticos, montagem de pilha, teste de gasolina, entre outros; em biologia, experimentos de visualização de células e tecidos, análise química de alimentos e construção de modelos de células e componentes celulares.
* Nova sala de aula para os 3os anos
Novo auditório para o 3º ano (foto em 20/01)
Novo auditório para o 3º ano (foto em 02/02)
180 poltronas estofadas, com pranchetas grandes, telão e projetor para data-show compõem a nova sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, construída no 4º andar do prédio novo.
* Laboratório de Física
Ao lado do Auditório do 3ºano, funcionará o espaço "César Lattes", sala ambiente de Física, onde será possível controlar variáveis, montar e calibrar instrumentos que permitam vivenciar fenômenos físicos estudados pelos alunos da 8ª série ao 2º ano do Ensino Médio, como montagem de circuitos elétricos e experimentos com movimentos. Algumas atividades que já eram desenvolvidas em sala de aula ganham em precisão, e outras serão possibilitadas pela organização da nova sala.
* Piscina
Granito na piscina (foto em 20/01)
O piso do Parque Aquático está sendo trocado por granito.
* Ar condicionado
Salas de 8ª série: ar condicionado
As salas de aula das 8as séries ganharam ar-condicionado - a exemplo dos 1os e 2os anos em 2003, e do 3º ano em 2001. Além dos novos espaços com ar condicionado, foram trocados os equipamentos do anfiteatro, laboratórios de informática e cozinha experimental (passaram a ser "split" em lugar dos convencionais).
* Novo laboratório de informática
A Multimídia ganhou mais uma sala. Agora são três espaços com computadores para uso em aulas, horário de estudos e trabalhos extra-classe.
* Coberturas
O Refeitório Aquarius e o espaço entre os portões de entrada ganharam novas coberturas.
* Centro Musical
Novas salas do Centro Musical
O Centro Musical tem duas novas salas, e o piso todo em granito.
* Decoração do Dormitório do Infantil
Com nova decoração, o dormitório do Infantil ficou mais aconchegante.
* Carteiras estofadas em todas as turmas de 1ª a 4ª integral
Novas carteiras da 3ª 3 4ª séries
As salas de 3a e 4a séries Integral estão mobiliadas com cadeiras estofadas, no mesmo padrão da 1ª e 2ª, que haviam sido modificadas em 2003.
* Instalações para os funcionários
O espaço dos funcionários foi totalmente reformado, com construção de banheiros e quartos, e reforma das demais dependências.
Foram também realizadas: reforma em salas de aula do infantil, manutenção elétrica e hidráulica em vários pontos da escola, reforma da lavanderia, compra de máquinas copiadoras e recuperação dos jardins.
Jardins prontos para receber os alunos (02/02)
É sempre importante frisar que a criação e renovação de espaços seguem a mesma filosofia de todas as melhorias já realizadas no ambiente físico ao longo dos catorze anos de existência do Da Vinci: não representam aumento do número de alunos, que limita-se a 1200, desde a fundação da escola.
Em 1990, 1º ano de funcionamento do Da Vinci, a área da escola era de 2450 m2. Hoje, o espaço chega a 22000 m2. Leia a matéria
"Novos espaços 2003". Para o Diretor Geral do Da Vinci, José Antonio Pignaton, "a expansão do espaço físico acompanha o movimento de crescimento pedagógico / educacional e sociocultural do aluno Da Vinci. À medida que os alunos vão se formando e informando, demandam novos projetos, novos serviços. Esses movimentos de expansão dos horizontes dos alunos criam as necessidades de melhor acomodação, que se refletem nas redistribuições e aumento do conforto nos ambientes escolares." (in Informe Da Vinci nº 38)