4ª série B, uma das turmas participantes do Projeto
Os conteúdos atitudinais têm sido privilegiados nas séries iniciais do Da Vinci, em consonância com o ideário da instituição. Acreditando que crescer e desenvolver-se é, a um só tempo, superar e respeitar limites, a Equipe do Fundamental I Da Vinci concebeu o projeto Convivência, que será desenvolvido com as turmas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental I durante o ano de 2004.
Desde o primeiro dia de aula, os alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental estão participando de atividades relativas ao projeto, idealizado e planejado interdisciplinarmente, contemplando a educação para a convivência harmoniosa.
Mural com o poema sobre convivência
Ao chegarem à escola, as crianças encontraram um mural composto por um mapa múndi e um poema em que algumas lacunas indicavam a falta de palavras essenciais para o entendimento do texto.
Primeiro desafio coletivo: montagem do quebra-cabeça
Durante as primeiras aulas, cada classe foi responsável pela montagem de um quebra-cabeça que formou uma palavra.
As crianças não sabiam qual era a palavra que estavam procurando, e nem que o jogo estava vinculado ao poema, mas receberam o desafio de descobrir relações entre a palavra encontrada na montagem do quebra-cabeça e o ambiente escolar. Aos poucos, as classes foram relacionando o mural às palavras que faltavam, e durante a semana completaram o poema.
Colando as palavras para completar o poema
A 1ª série também fez a sua parte
Aula de inglês: "Ebony and Ivory"
Enquanto isso, nas aulas de Inglês, foi trabalhada a letra da canção "Ebony and Ivory" (Stevie Wonder e Paul MacCartney, 1982), que trata da convivência harmônica entre os diferentes:
Ebony and Ivory
Live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard
Oh Lord, why don´t we?(...)
Aos poucos, os alunos vão percebendo que o poema é a versão para o português da canção ouvida nas aulas de Inglês. Trata-se de uma adaptação feita pelo professor Pedro de Alcântara (Música), que também a está utilizando como material para a aprendizagem vocal em suas aulas.
Aula de música: "Ébano e marfim"
Ébano e Marfim (adaptação prof. Pedro de Alcântara)
Cómo ébano e marfim
Vivem no meu piano até o fim
Lado a lado nas teclas
Convivência é assim
Meu amor
Pessoas são iguais na alegria e na dor
Há o bem e o mal em cada um
Basta aprender a lição de todo dia
A essência de amar é compartilhar
Meu piano me ensinou
Pra viver lado a lado
É preciso amor
Pois se amar é humano
Conviver é o bem maior
Ébano e marfim
Lado a lado até o fim
Ébano e marfim
Passam por toda a vida assim
Várias outras atividades ainda serão desenvolvidas durante o ano letivo, fazendo da "Convivência" um tema transdisciplinar para as classes do Ensino Fundamental I, fortalecendo o “aprendendo a conviver”, que representa um dos maiores desafios da educação: realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.” (Plano Diretor, p. 33)