Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
1ª a 4ª séries: Convivência
10/02/2004 · por Ana Cláudia Nahas

4ª série B, uma das turmas participantes do Projeto
4ª série B, uma das turmas participantes do Projeto
Os conteúdos atitudinais têm sido privilegiados nas séries iniciais do Da Vinci, em consonância com o ideário da instituição. Acreditando que crescer e desenvolver-se é, a um só tempo, superar e respeitar limites, a Equipe do Fundamental I Da Vinci concebeu o projeto Convivência, que será desenvolvido com as turmas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental I durante o ano de 2004.

Desde o primeiro dia de aula, os alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental estão participando de atividades relativas ao projeto, idealizado e planejado interdisciplinarmente, contemplando a educação para a convivência harmoniosa.

Mural com o poema sobre convivência
Mural com o poema sobre convivência

Ao chegarem à escola, as crianças encontraram um mural composto por um mapa múndi e um poema em que algumas lacunas indicavam a falta de palavras essenciais para o entendimento do texto.

Primeiro desafio coletivo: montagem do quebra-cabeça
Primeiro desafio coletivo: montagem do quebra-cabeça
Durante as primeiras aulas, cada classe foi responsável pela montagem de um quebra-cabeça que formou uma palavra.

As crianças não sabiam qual era a palavra que estavam procurando, e nem que o jogo estava vinculado ao poema, mas receberam o desafio de descobrir relações entre a palavra encontrada na montagem do quebra-cabeça e o ambiente escolar. Aos poucos, as classes foram relacionando o mural às palavras que faltavam, e durante a semana completaram o poema.



Colando as palavras para completar o poema
Colando as palavras para completar o poema
A 1ª série também fez a sua parte
A 1ª série também fez a sua parte













Aula de inglês:
Aula de inglês: "Ebony and Ivory"
Enquanto isso, nas aulas de Inglês, foi trabalhada a letra da canção "Ebony and Ivory" (Stevie Wonder e Paul MacCartney, 1982), que trata da convivência harmônica entre os diferentes:

Ebony and Ivory
Live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard
Oh Lord, why don´t we?(...)


Aos poucos, os alunos vão percebendo que o poema é a versão para o português da canção ouvida nas aulas de Inglês. Trata-se de uma adaptação feita pelo professor Pedro de Alcântara (Música), que também a está utilizando como material para a aprendizagem vocal em suas aulas.

Aula de música:
Aula de música: "Ébano e marfim"
Ébano e Marfim (adaptação prof. Pedro de Alcântara)

Cómo ébano e marfim
Vivem no meu piano até o fim
Lado a lado nas teclas
Convivência é assim

Meu amor
Pessoas são iguais na alegria e na dor
Há o bem e o mal em cada um
Basta aprender a lição de todo dia
A essência de amar é compartilhar

Meu piano me ensinou
Pra viver lado a lado
É preciso amor
Pois se amar é humano
Conviver é o bem maior

Ébano e marfim
Lado a lado até o fim
Ébano e marfim
Passam por toda a vida assim


Várias outras atividades ainda serão desenvolvidas durante o ano letivo, fazendo da "Convivência" um tema transdisciplinar para as classes do Ensino Fundamental I, fortalecendo o “aprendendo a conviver”, que representa um dos maiores desafios da educação: realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.” (Plano Diretor, p. 33)


E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br