Para os alunos Da Vinci, as paredes dos corredores funcionam como galeria, abrigando réplicas de grandes obras da arte universal, além de abrirem espaço para trabalhos artísticos realizados pelos próprios alunos.
Na recepção aos alunos, no início de 2004, a equipe de Artes expôs trabalhos realizados em 2003, pela 6ª série do Ensino Fundamental II e pelo 1º ano do Ensino Médio, no corredor da “Capela Sistina”
(leia sobre a réplica da obra de Michelangelo, feita pelos alunos em 1999).
Corredor da “Capela Sistina”, com exposição de desenhos em lápis-pastel
Exposição dos desenhos (detalhe)
Os trabalhos da 6a série (alunos da 7ª I 2004) são fruto de um processo que teve início com uma visita ao orquidário da escola.
Observação e registro das orquídeas (6ª I 2003)
Victor Affonso Biasutti Pignaton, Diretor Financeiro do Da Vinci, orquidófilo e idealizador do nosso orquidário, conversou com os alunos sobre os critérios de classificação das flores, suas características e cuidados que elas requerem.
Victor Affonso explicou as características das orquídeas
Veja outras fotos da 6ª I 2003 no orquidário.
A turma da então 6ª série Integral estudou a forma das orquídeas, por meio da confecção de esboços, etiquetas com informações e desenhos das flores.
Esboços, informações e desenhos em lápis pastel.
Exposição de desenhos das flores
Veja outros desenhos da exposição.
Os lápis- pastel utilizados nos desenhos foram “fabricados” pelos próprios alunos, utilizando caulim, massa corrida e corante; eles também criam cores personalizadas, para aplicar em seus trabalhos artísticos.
A profª. Mazinha mostra os lápis feitos pelos alunos
Maninho, Luciana e Mazinha, professores responsáveis pelo trabalho
As aulas de artes integram o currículo de perspectiva cultural Da Vinci, com o objetivo de levar o aluno a exercer sua cidadania cultural com qualidade, por meio de sua produção em artes e do contato com o patrimônio artístico e ambiental. O aluno constrói seu conhecimento em Artes através de estudos e observações histórico-críticas, e utiliza essa competência em sua produção e leitura de mundo (Plano Diretor, p. 115).