Professores e novos alunos criando laços
Necessidade de vários momentos da escolaridade, o processo de adaptação à rotina escolar torna-se o grande foco das primeiras semanas de aula na classe de Infantil I, que recebe crianças a partir de 1 ano e 7 meses. Dois grandes objetivos direcionam o trabalho e permeiam todas as atividades: a socialização e o desenvolvimento psico-motor.
A família é parceira da escola nessa adaptação
Atenta à importância que as primeiras experiências infantis adquirem no processo de formação do ser humano, a Equipe Da Vinci, em parceria com as famílias, propicia aos alunos o ambiente físico e afetivo para os primeiros passos na socialização e na aprendizagem. Mesmo os momentos difíceis, quando algumas crianças choram, não querendo separar-se da mãe, fazem parte desse rico e complexo momento da vida pessoal e familiar.
Juntas, escola e família propiciam a segurança emocional para o crescimento da criança: veja fotos.
As atuais pesquisas em Educação não deixam mais a menor dúvida sobre o significado da Educação Infantil na vida das crianças. "Estudos mostram que a atenção dada à crianca nesse começo da vida é muito mais importante para seu desenvolvimento do que se imaginava até a década de 80." (sugerimos a leitura da Folha-Sinapse, de 27/01/2004: sob o título de "Menor é melhor", a matéria traz resultados de pesquisas e opiniões de especialistas que vêm referendar a prática do Da Vinci na Educação Infantil).
... aceitando o convite da professora...
... caminhando para a interação com os colegas
A atenção e o afeto dirigidos a cada criança são essenciais; é o eixo "cuidar", um dos pilares sobre os quais se constrói a Educação Infantil Da Vinci. Ao lado desse, e não menos importante, está o desenvolvimento psicomotor e o acesso ao conhecimento, razão pela qual as crianças são continuamente avaliadas em seus processos cognitivos.
No contato com os brinquedos...
... as primeiras interações com colegas e professores
Cada criança é acolhida em sua singularidade. As vivências dos primeiros dias também propiciam aos profissionais a avaliação contínua do desenvolvimento de cada aluno, para o planejamento também contínuo das intervenções pedagógicas e educacionais.
As atividades do dia-a-dia contemplam a avaliação do desenvolvimento psico-motor, bem como as propostas que propiciarão o crescimento desse aspecto da vida infantil, sempre revestidas de um caráter lúdico, o que torna a aprendizagem mais prazerosa. Ao mesmo tempo em que se desenvolve fisicamente, a criança está em permanente interação com seus colegas e professores, o que lhe auxilia no processo de socialização.
A Educação Alimentar também está em foco, nessa fase em que hábitos começam a ser construídos. No Da Vinci, o momento das refeições é acompanhado e analisado pelos profissionais - professores e coordenadores -, para orientar a criança em procedimentos e atitudes na alimentação. Leia sobre
Educação Alimentar na seção "Sobre a Escola"
Ir para Sobre a Escola - Educação Infantil (Desenvolvimento Pessoal e Social; Conhecimento de Mundo)