Durante três semanas letivas (de 09/02 a 05/03), a Equipe Da Vinci recebeu as famílias para reuniões informativas, fundamentadas no ideário da instituição. Convidadas através de circular, várias famílias compareceram a esses momentos de reflexão sobre o crescimento de seus filhos/nossos alunos – não em número expressivo (a ausência foi maior do que se esperava, visto que a necessidade de se abrir esse tipo de espaço na agenda da escola tem sido apontada por muitas famílias), mas em intensidade de participação.
Como introdução à série de encontros, esteve na escola a Profª. Drª Leila Rentroia Ianonne, no sábado 07/02.
(Leia a matéria sobre a palestra proferida por Leila)
Pais no Anfiteatro - reunião do Ensino Médio
No dia 09/02, aconteceu a primeira reunião, dirigida a pais do Ensino Médio. Nos dias 10 e 16/02, foram recebidos os pais de Ensino Fundamental II. Às famílias de 5ª série, cujos filhos estão chegando ao segmento, foi oferecida uma reunião que pontuou as diferenças entre o segmento que os filhos estão deixando e aquele que os recebe, e que tanto lhes propiciará quanto lhes exigirá um caminhar em direção à autonomia. A exposição, feita pelos professores dos segmentos, enfatizou os objetivos do segmento, a necessidade do cumprimento das normas escolares – organizadoras do dia-a-dia e contribuidoras para a formação –, o sistema e os instrumentos avaliativos e as viagens acadêmicas.
Pais no Auditório - reunião do Fundamental I
Para as classes de Ensino Fundamental I, as reuniões seguiram um roteiro semelhante – adequado, porém, às necessidades específicas de cada série – e foram conduzidas pela Profª Maria Helena, Diretora Geral do Da Vinci. Ao início de cada encontro, Maria Helena propôs a leitura do seguinte fragmento:
“Como estão as coisas... A humanidade não está de modo nenhum de acordo quanto às coisas a serem ensinadas quer nos preocupemos com a virtude ou com a vida excelente. Nem está claro se a Educação se relaciona mais com a virtude intelectual ou moral. A prática existente nos deixa perplexos. Ninguém sabe sobre que princípio devemos nos basear: sobre o que é útil para a vida, se a virtude ou o mais alto conhecimento deve ser o alvo de toda Educação. Todas as três opiniões têm sido sustentadas. Ainda mais: a respeito dos meios não há acordo, pois diferentes pessoas, partindo de diferentes idéias a respeito da virtude, naturalmente discordam a respeito de sua prática.”
Aristóteles, século IV a.C.
A palestrante falou sobre “currículo de escola, currículo de vida”, destacando “que o currículo não seja ‘aquilo’ que o indivíduo é capaz de fazer numa situação de aprendizagem, mas o que ele é capaz de fazer como conseqüência do que aprendeu”. Em seguida, abordaram-se tópicos referentes ao dia-a-dia da criança na escola e às suas necessidades de acompanhamento pela família, no que diz respeito a tarefa da casa, hábitos de estudo; participação às atividades extra-sala; hábitos saudáveis (alimentação; sono); pontualidade, uniforme; material escolar e educação para o consumo; avaliação contínua; viagens acadêmicas das 3ª e 4ª séries. Foi explicado também é horário escolar, que tem um formato bastante diferente do “tradicional”, e pode ser conhecido com maiores detalhes no Plano Diretor ou na Seção “Sobre a Escola” desse site).
Na sala de aula: conhecendo o material didático
Após a exposição feita por Maria Helena, os pais foram para as salas de aula, onde os professores organizaram uma mostra do material escolar de cada grupo-classe, para que as famílias pudessem visualizar de maneira mais direta o trabalho que está sendo realizado com as crianças.
Nos dias 03 e 04 de março, aconteceram as reuniões com as famílias da Educação Infantil. Primeiramente os pais ouviram as coordenadoras do segmento, Lícia e Karine, que expuseram questões relativas ao projeto pedagógico e educacional para essa faixa etária, para, em seguida, visitarem exposição de materiais de seus filhos.
Material de Inglês do Infantil
Nossa expectativa é que tais momentos tenham sido, para os pais, tão valiosos quanto para nós, pela compreensão de que apenas na sintonia entre escola e família pode-se propiciar às nossas crianças e jovens uma educação “que priorize a reflexão, produção e criatividade, em lugar da mera repetição de modelos.” (Plano Diretor Da Vinci).