Sendo realizado há quatro anos, o projeto APRENDENDO A OUVIR abre as audições de 2005 com Saulo Simonassi, guitarrista e professor do Centro Musical Da Vinci.
O professor Pedro de Alcântara, Coordenador do Centro Musical, abriu as apresentações (uma pela manhã e outra à tarde) explicando os objetivos do projeto e a inclusão dos alunos da 1ª Série do Ensino Fundamental. Nesse ano, o projeto será oferecido para alunos de 1as às 5as Séries.
Anfiteatro lotado nas duas apresentações, com convite estendido pela primeira vez aos pais, tivemos a satisfação de receber cerca de 80 familiares prestigiando a atividade.
Ouvir música não significa obrigatoriamente gostar da música, estilo ou performance apresentada, explicou o professor Pedro, mas, ouvir com ouvidos atentos e críticos, auxiliam a formação do gosto musical, do gosto por um ou por outro instrumento, compositor, intérprete, etc. Auxilia, inclusive, a definição por não gostar de algum gênero musical, instrumentista ou outro.
Violão com cordas de aço.
Saulo viajou de Bethoven a músicas da atualidade – embora Bethoven continue atual – e fez apresentações com três instrumentos: violão com cordas de aço, guitarra semi-acústica e guitarra sólida.
A guitarra semi-acústica.
Explicou aos assistentes, pais e alunos, sobre as características de cada instrumentos e tocou canções que mostram suas aplicações. Mostrou também que, além das mãos, é necessário também o apoio dos pés para tocar guitarra!!!Sim, com o uso de pedais que enriquecem ou modificam o timbre dos instrumentos, adequando-os a cada trabalho.