O PONTO DE APOIO, informativo dos funcionários do Centro Educacional Leonardo da Vinci, após período em “hibernação” volta com novo formato e nova equipe, fazendo renascer esse canal de informação dos Agentes Educativos, dirigido aos mesmos e aos professores da Escola.
A equipe responsável é formada unicamente por funcionários dos diversos setores que compõem a estrutura organizacional de apoio do Da Vinci.
Professores e Diretores são espectadores e público, razão de orgulho e responsabilidade.
O primeiro número de 2005 trás na capa matéria sobre quatro artistas capixabas, Hilal Sami Hilal, Attilio Colnago Filho, Rafael Samú e José Carlos Viular de Araújo. Esses expressivos representantes da arte do Espírito Santo foram tema das Identidades Estudantis (carteirinhas) e das Agendas do Da Vinci. Forma de difundir entre os alunos aspectos do conhecimento sedimentado e importante para os povos esses veículos já mostraram obras do Renascimento, do Barroco, a Era dos “Ismos”, Tarsila do Amaral e agora valorizam o trabalho desses ícones de nosso estado.
No interior a figura do “PLUV”, o personagem criado pelos funcionários para acompanhar as informações obtidas no pluviômetro, trabalho conduzido pelos funcionários e dirigido aos alunos do Ensino Fundamental.
Contracapa: entrevista com Renata.
Na contracapa entrevista com a funcionária Renata, do Setor de Limpeza, seção destinada a fazer conhecidos os Agentes Educativos que formam a equipe de apoio do Da Vinci.
Dois trabalhos de Leonardo da Vinci, com fotos e resumos, para ampliar a intimidade com o mestre que deu nome à nossa Escola.
Em Dicas de Leitura, sugestões de obras para leitura.
A segunda edição de 2005 vem marcada por profunda tristeza pelo falecimento em acidente do Chefe do Setor de Limpeza, Marcelo Farias Barbosa.
No Editorial palavras da Equipe falam sobre Marcelo... “ mostrou-nos que através do profissionalismo e companheirismo somos capazes de superar preconceitos e alcançar nossos objetivos.”
Sempre uma obra do Da Vinci, dessa vez foi o Homem Vitruviano o tema escolhido para difusão do conhecimento ofertado à humanidade por Leonardo.
Em Dicas de Leitura, “O Código Da Vinci”, “Fortaleza Digital”, “Anjos e Demônios” de Dan Brown e “Mar Morto” de Jorge Amado. Os livros estão disponíveis para os funcionários na Biblioteca Dante Alighieri, do Da Vinci.
Contracapa: homenagens a Marcelo.
Na última capa, homenagens em forma de frases/textos produzidos por seus colegas. Iniciando uma frase do próprio Marcelo em entrevista à “Leonardo em Revista”, publicação pedagógica da Escola: “Vejo que formação de funcionário é valorizá-lo como ser humano, que pensa, sente, raciocina e tem limitações. É preciso destacar e encaminhar suas características positivas e qualificar as demais”.
Aguardemos o próximo número que abrangerá setembro a novembro de 2005.
PONTO DE APOIO é trabalho de qualidade e importância, totalmente “apoiado” pela Direção do Da Vinci, que mereceu o texto a seguir, de Maria Helena, Diretora Pedagógica:
Fazer circular um informativo, independente do tamanho, periodicidade e/ou quantidade/qualidade da mensagem, é uma vitória: principalmente considerando se for publicado por profissionais que não atuam na área da socialização das notícias, mas, que mesmo na labuta na manutenção de outra rotina, encontram tempo e ânimo/satisfação em fazê-lo.
O ponto de apoio nº 5, re-implantação do projeto Informe dos Funcionários nº2), chega-nos neste junho de 2005 com “garra”, “força”, “determinação”... possivelmente adquirida, também e muito por “suas palavras, seus atos e suas atitudes...” Seu melhor sorriso; seu melhor abraço; sua melhor intenção; sua melhor intenção, sua melhor história!” – nas palavras do Setor de Recursos Didáticos, para Marcelo, nosso sempre querido presente/atuante/pensante/fazente coordenador da Equipe de Limpeza e Jardinagem do Da Vinci.
Que o espírito empreendedor e de partilhamento de Marcelo continue animando nossas almas e corpos, e que nossa rotina seja sempre embelezada pelo prazer que a criatividade e estética nos oferecem.
Com carinho,
Maria Helena