Durante as aulas de Português das 8as séries, cujo material didático é a Revista Veja (leia matéria
Revista Veja como livro-texto.), os alunos fizeram um estudo do texto “Naum to intndndu nd”, sobre a linguagem escrita utilizada pelos jovens nas correspondências via Internet, nos blogs, fotologs e em programas como MSN, Orkut e ICQ. Depois da leitura, discussões sobre o tema geraram a escrita de pontos de vista sobre essa linguagem.
Em discussões posteriores, os alunos constataram que algumas diferenças entre tal modalidade e a escrita padrão poderiam ser comparadas à escrita de crianças em estágio de alfabetização, que se aproxima da linguagem falada. Interessados no assunto, um grupo de estudantes foi às aulas do Infantil para assistir a um momento de escritura. Em seguida, elaboraram uma apresentação de slides para os colegas, comparando aspectos do “internetês” e da escrita infantil, como por exemplo, a grafia de palavras finalizadas em “e” e “o”, que acabam se transformando em “i” e “u”.
Como mais um passo dessa observação, e para promover uma interação entre os “grandes” e os “pequenos” (alunos do Ensino Fundamental II e da Educação Infantil), a 8a série escolheu e ilustrou canções infantis, organizadas em formato de livros. Prontos, os livros foram levados para os alunos do Infantil, que, numa atividade de ditado, escreveram os versos correspondentes a cada ilustração das canções.
Alunas da 8ª série com seus parceiros do Infantil
Aluna do Infantil na atividade de ditado