Felipe Ferreira Villar Coelho, aluno do 3º ano do Ensino Médio Da Vinci, chegou da China, no dia 03 de novembro, trazendo a medalha de ouro da X Olimpíada Internacional de Astronomia. Felipe é o primeiro brasileiro a conquistar esse prêmio, disputado, nesse ano, entre 78 concorrentes de todo o mundo.
Felipe começou a se interessar por Astronomia aos 8 anos, colecionando figurinhas que vinham com um chocolate. “Era mais por causa do chocolate”, brinca. Aos 14 anos, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira (2003), classificando-se para a competição internacional de 2004, na Ucrânia, quando ganhou a medalha de prata. A premiação lhe valeu ainda a vaga na disputa de 2005, em Pequim.
O jovem campeão impressiona pela naturalidade com que recebe um prêmio desse quilate. Questionado sobre a dificuldade das três provas discursivas, que exigiram conhecimentos teóricos e práticos, além de observação astronômica diante de examinadores, diz que realizá-las foi “divertido”. Patrocinado pelo Da Vinci, ele passou dez dias na China, e se diz muito feliz com a oportunidade de conhecer o país.
Felipe pretende fazer Engenharia da Computação, mas, por enquanto, não inclui a Astronomia em seus planos profissionais. Segundo ele, é “apenas” um hobby.