Dando continuidade ao projeto “A Nau Decapitada”, livro do escritor Luiz Guilherme Santos Neves, como parte do trabalho de 3ª nota das disciplinas de Português, Geografia e Artes os alunos das 1as séries do Ensino Médio viajaram a Piúma (onde a estória da obra se passou) para vivenciar e resgatar a memória das experiências lidas no livro.
A primeira parada do roteiro cultural foi em Piúma. Os alunos tiveram contato com pesquisador do tema e conhecedor da história da região e depois seguiram para a escalada do Monte Agá.
Seguindo viagem, chegaram a Anchieta onde visitaram o Santuário do Beato José de Anchieta e a Casa de Cultura. À tarde navegaram pelo Rio Benevente onde observaram os aspectos geográficos do lugar e apreciaram a chegada das garças para seu repouso noturno. Fizeram também vistas guiadas a fazendas de pesca e interagiram com os pescadores locais. À noite, professores e alunos em momento de diversão, organizaram um luau na Praia de Iriri. O professor Paulo de Tarso tocou violão enquanto os demais cantavam.
No segundo dia, como vivência de parte do roteiro percorrido pelos personagens de “A Nau Decapitada” os alunos caminharam a pé de Ubú até Meaípe. Esse trajeto também foi realizado pelos jesuítas que desbravaram a região e hoje é uma das etapas da caminhada cultural “Os Passos de Anchieta”.
Os projetos do Da Vinci sempre enaltecem os valores culturais, afetivos e sociais com intuito de abrir novos caminhos e aprimorar o processo educacional como complemento ao trabalho realizado em sala de aula.