Dando prosseguimento ao Projeto “Viagens Acadêmicas” no formato já consolidado com atividades preparatórias anteriores a cada viagem, os alunos da 4ª série estão a todo vapor pesquisando e trabalhando em cima do tradicional destino Campos do Jordão.
Como um dos pontos altos do roteiro cultural é o Museu Felícia Leirner, pela primeira vez os estudantes analisarão as obras da artista plástica. Felícia, que faleceu em Campos do Jordão em 1996, presenteou o museu com 108 obras expostas ao ar livre, inaugurado em 1978. A artista, que veio de Varsóvia, Polônia, em 1904, deixou registrada sua admiração por Campos, nas obras que doou para completarem o cenário que envolve o Auditório Cláudio Santoro.
Para um melhor aproveitamento pedagógico, a professora de Educação Artística Luciana Biasutti, proferiu a palestra “Leitura de Imagem” orientando nossos alunos sobre a forma de analisar uma obra de arte. Utilizando linguagem acessível, a palestrante apresentou imagens, artistas e os conceitos de ICONOGRAFIA e ICONOLOGIA para que todos entendessem melhor esse processo de análise.
Iconografia pode ser traduzida literalmente como a “escrita da imagem”, normalmente se refere ao desenho, e Iconologia como a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico do objeto de estudo. Quem a pintou? Quem está representada nesta imagem? De que material é feita a obra? O que significa? Qual será o seu tamanho? Serão frases que os alunos deverão responder.
Depois desse “banho” de cultura, os alunos-viajantes Da Vinci estão aptos a aproveitarem cada segundinho dessa viagem e não só incrementar as discussões em salas de aulas, como também aprimorar a educação para a vida...